SóProvas


ID
5083180
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca da assistência de enfermagem em situações de emergência, especialmente no que diz respeito a intoxicações e envenenamentos, julgue os itens a seguir.


I A contaminação humana por agrotóxicos se dá por via direta ou indireta. Independentemente da forma de contaminação, devem-se monitorar os sinais vitais, proceder à descontaminação com lavagem gástrica, de acordo com prescrição médica, e coletar conteúdo gástrico ou amostra sanguínea para confirmar ou descartar a presença de agente tóxico.

II Intoxicações agudas por metais como o chumbo podem levar a quadro de gastroenterite, mialgia e encefalopatia. Nesses casos, a monitorização dos sinais vitais, a hidratação e a avaliação da função renal são cuidados primordiais.

III Em caso de intoxicação por gases, são necessárias a imediata retirada do acidentado do local onde se desencadeou a intoxicação e, em seguida, a adoção de medidas de manutenção das suas funções vitais. Nesses casos, a paramentação adequada do técnico em enfermagem é fundamental para que ele não seja intoxicado também.


Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • As intoxicações e envenenamentos são causadas pela ingestão, aspiração ou introdução no organismo, acidental ou não, de substâncias tóxicas. Em uma intoxicação a primeira preocupação é a manutenção das funções vitais. É necessário monitorar as funções vitais e dependendo do tipo de intoxicante pode-se realizar a lavagem gástrica. A primeira afirmativa está correta. 

    O chumbo metálico compromete vários sistemas fisiológicos. Clinicamente os mais sensíveis são o sistema nervoso central, o hematopoiético, o renal, o gastrointestinal, o cardiovascular, o musculoesquelético e o reprodutor. Os sintomas iniciais são frequentemente sutis e inespecíficos envolvendo o sistema nervoso (fadiga, irritabilidade, distúrbios do sono, cefaleia, dificuldades de concentração, redução da libido), gastrointestinais (cólicas abdominais inespecíficas de fraca intensidade, anorexia, náusea, constipação intestinal, diarreia) e dor em membros inferiores. Portanto a pessoa intoxicada pode apresentar gastroenterite, mialgia e encefalopatia. A segunda afirmativa é verdadeira. 

    Em caso de intoxicação por gases a conduta básica nestes acidentes é retirar o acidentado do local, levando-o para o ar livre, deve-se tomar cuidado para que o socorrista não acabe intoxicado também, utilizando proteção; afrouxar roupas; repouso absoluto e adotar medidas de manutenção das funções vitais. A última afirmativa também é verdadeira. 

     

    Gabarito do Professor: Letra E 

  • Conforme a alternativa I, se a pessoa se intoxica por inalação deverá ser realizada a lavagem gástrica.

  • Esse 'independentemente" da I deixou na dúvida.

    Mas conforme o Manual de Toxicologia, deve ser feita a lavagem gástrica em todos, em até 1h do incidente, seguido do carvão ativado. Só não faz a lavagem se houver vomito espontâneo, nesse caso deve-se utilizar somente o carvão ativado + sintomáticos (antieméticos)

  • Essa cabe recurso.