SóProvas


ID
5084056
Banca
FACET Concursos
Órgão
Prefeitura de Capim - PB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

José Eli da Veiga, no começo deste século, publicou um livro com um título chamativo: “Cidades imaginárias: O Brasil é menos urbano do que se calcula”. Apesar do pouco rigor científico, pois se tratava de uma coletânea de artigos de opinião para um grande jornal, o livro gerou inúmeros debates por “tocar na ferida” de uma problemática conceitual fundamental à Geografia: o entendimento sobre a definição do rural e urbano no Brasil. Historicamente, no país, em especial o IBGE (e seus respectivos estudos e coletas de dados censitários), para fins de gestão do território, considerou esses espaços pela/o:

Alternativas
Comentários
  • Gab.: B

    Por que as alternativas A e D estão erradas?

    .

    Quem puder dar uma breve explicação sobre a questão, manda mensagem no PV.

    Ficarei muito grato pela ajuda!

    Abraço, bons estudos!

  • Questãozinha vagab*nda essa viu.... https://www.researchgate.net/publication/280713926_Aplicacao_da_metodologia_definida_pela_OCDE_para_o_calculo_de_populacao_urbana_e_rural_nos_municipios_do_Brasil

  • A determinação legal para a diferenciação de espaços urbanos e rurais no Brasil é o Decreto-Lei n. 311, de 02.03.1938 dispondo sobre a divisão territorial do País.

    "Pelos critérios atuais, o espaço urbano é determinado por lei municipal, sendo o rural definido por exclusão à área urbana. Nesta classificação, o Brasil tem, de acordo com o Censo 2010, 84,4% da população vivendo em áreas urbanas e 15,6%, em zonas rurais."

    Inclusive esse método de divisão é alvo de muitas críticas, por isso, um novo modo de tipologia está em discussão

    "A nova topologia para a caracterização dos espaços urbanos e rurais leva em conta a densidade demográfica, a localização em relação aos principais centros urbanos e o tamanho da população. Esses são, na avaliação do IBGE, “os critérios fundamentais da metodologia, que, no entanto, ainda está em debate."

    Texto completo aqui

    https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2017-07/nova-proposta-de-classificacao-territorial-do-ibge-ve-o-brasil-menos-urbano

  • Peçam comentário, colegas.