- ID
- 5085334
- Banca
- FUNDATEC
- Órgão
- Prefeitura de Alpestre - RS
- Ano
- 2020
- Provas
- Disciplina
- Medicina
- Assuntos
Um paciente com 35 anos, asmático, apresenta quadro de exacerbação com tosse, rigidez torácica, dispneia e sibilos. Tem história prévia de internação em unidade de terapia intensiva e uso inconstante de corticosteroides inalatórios em casa. O exame físico constata esforço do paciente para respirar, utilizando músculos acessórios para inspiração, com pescoço e tórax estendidos na tentativa de procurar ar para inalação e suores pelo corpo. Analise as seguintes assertivas a respeito da avaliação e/ou do tratamento de pacientes com quadro clínico similar:
I. A intubação prévia em decorrência de asma, a baixa condição socioeconômica e o uso de drogas ilícitas, especialmente cocaína, devem ser investigados, pois constituem fatores históricos de alto risco relacionados com esse quadro clínico.
II. Na hipótese da presença de comorbidade cardiovascular e uso de diuréticos, ou havendo suspeita de infecção concomitante, é recomendada a realização de hemograma e solicitação de eletrólitos, entre outros exames.
III. Alteração significativa do pico de fluxo expiratório ou do volume expiratório forçado no primeiro segundo auxiliam a determinar a gravidade da obstrução da via aérea. Confirmada essa alteração, a proteção imediata da via aérea com intubação endotraqueal é uma opção muito plausível, aliada à oxigenioterapia e sequência rápida de opções terapêuticas, tais como os agonistas adrenérgicos, anticolinérgicos e corticosteroides.
Quais estão corretas?