SóProvas


ID
5087221
Banca
CETREDE
Órgão
Prefeitura de Frecheirinha - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Leia com atenção as afirmativas a seguir sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.

( ) Estudos demonstram que a identificação precoce dos sinais e dos sintomas de risco para o desenvolvimento do TEA é fundamental, pois, quanto antes o tratamento for iniciado, melhores são os resultados em termos de desenvolvimento cognitivo, linguagem e habilidades sociais.
( ) Apenas um percentual muito pequeno, de 10 a 20% dos casos de TEA, também apresenta Deficiência Intelectual (DI).
( ) Apresenta déficits persistentes na linguagem impactando a sua capacidade de comunicação e interação social.
( ) Os sintomas podem ser identificados apenas mais tarde, na fase da adolescência tardia, ou mesmo do adulto.

Marque a alternativa que indica a sequência CORRETA

Alternativas
Comentários
  • (V) Estudos demonstram que a identificação precoce dos sinais e dos sintomas de risco para o desenvolvimento do TEA é fundamental, pois, quanto antes o tratamento for iniciado, melhores são os resultados em termos de desenvolvimento cognitivo, linguagem e habilidades sociais.

    (F) Apenas um percentual muito pequeno, de 10 a 20% dos casos de TEA, também apresenta Deficiência Intelectual (DI).

    • Chega a 70%, a quantidade de pacientes diagnosticados com TEA e Deficiência Intelectual (DI)

    (V) Apresenta déficits persistentes na linguagem impactando a sua capacidade de comunicação e interação social.

    (F) Os sintomas podem ser identificados apenas mais tarde, na fase da adolescência tardia, ou mesmo do adulto.

    • Os sintomas são identificados na infância. Casos com sintomas mais sutis podem ser identificados entre os 12 a 24 meses. No casos graves, esses primeiros sintomas podem ser vistos no primeiro de vida do bebê.

    Força, galera! Qualquer erro, pfv, avisem!

  • A questão solicita conhecimentos sobre o Transtorno Espectro Autista.


    Conforme o DSM-V, os critérios diagnósticos de forma geral se caracterizam por:



     A. Déficits persistentes na comunicação social e na interação social em múltiplos contextos, conforme manifestado pelo que segue, atualmente ou por história prévia


    B. Padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades, conforme manifestado por pelo menos dois dos seguintes, atualmente ou por história prévia 


    C. Os sintomas devem estar presentes precocemente no período do desenvolvimento (mas podem não se tornar plenamente manifestos até que as demandas sociais excedam as capacidades limitadas ou podem ser mascarados por estratégias aprendidas mais tarde na vida). 


    D. Os sintomas causam prejuízo clinicamente significativo no funcionamento social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo no presente. 

    E. Essas perturbações não são mais bem explicadas por deficiência intelectual (transtorno do desenvolvimento intelectual) ou por atraso global do desenvolvimento. 


    Vamos as às alternativas


    (VERDADEIRO) - Ainda de acordo com o DSM, no desenvolvimento e curso da doença, “A idade e o padrão de início também devem ser observados para o transtorno do espectro autista. Os sintomas costumam ser reconhecidos durante o segundo ano de vida (12 a 24 meses), embora possam ser vistos antes dos 12 meses de idade, se os atrasos do desenvolvimento forem graves, ou percebidos após os 24 meses, se os sintomas forem mais sutis"


    (FALSO) - “Muitos indivíduos com transtorno do espectro autista também apresentam comprometimento intelectual e/ou da linguagem (p. ex., atraso na fala, compreensão da linguagem aquém da produção). Mesmo aqueles com inteligência média ou alta apresentam um perfil irregular de capacidades. A discrepância entre habilidades funcionais adaptativas e intelectuais costuma ser grande."


    (VERDADEIRO) Exato, conforme vimos acima


    (FALSO) Conforme vimos, os sintomas podem ser percebíveis antes dos 12 meses de idade



    Sequência: V-F-V-F


    Gabarito da Professora: LETRA B.


    Fonte: DSM-V