A questão explora os conceitos de tag question. As “tag questions" são perguntas curtas utilizadas no fim de uma frase a fim de obter uma confirmação ou concordância. O candidato deve indicar a “tag question" que completa corretamente a frase “Spinach is very thin, so there's more loss of moisture and exposure to heat and oxygen compared to a carrot,_______ ?"
Importante, portanto, ter em mente as regras de formação das “Tag Questions":
(I) se a oração principal for uma afirmativa, a “tag question" será uma negativa e vice-versa;
(II) as “tag questions" devem preservar as características da oração principal, qual sejam, o tempo verbal e o sujeito. Isso significa que elas devem levar em consideração as regras de formação da interrogativa do verbo usado na oração principal e a pessoa do discurso indicada pelo sujeito. Por exemplo, se a oração principal usa o verbo “to be", a “tag" também será formada pelo verbo “to be" + pronome pessoal que retoma o sujeito. Mas, se a ação principal for, por exemplo, “studied", a “tag" usará o auxiliar “did" + pronome que retoma o sujeito.
Vejamos, pois, as opções dada:
Alternativa A.
ERRADA. A oração principal é uma oração afirmativa: “there's more loss of moisture and exposure to heat and oxygen compared to a carrot." Logo, a “tag question" obrigatoriamente deve ser negativa.
Alternativa B.
ERRADA. A oração principal usa a expressão “there is" usada para indicar existência de algo. Logo, a “tag question" deve preservar o uso dessa expressão. Além disso, ela deve estar na negativa e no presente simples.
Alternativa C.
CORRETA. A tag question correta para a oração em análise deve ser negativa e preservar a expressão “there to be" no presente simples. Como em inglês não pode haver orações sem sujeito, nessa construção o pronome “there" funciona com um “dummy subject" (sujeito bobo). Assim, para formarmos a “tag question em questão", basta invertermos o sujeito (“there") e o verbo “is" na negativa (“isn't"). Portanto, “isn't there?" é a “tag" correta.
Alternativa D.
ERRADA. A formação de perguntas da expressão “there is" não precisa do auxiliar “do". Além disso, a “tag" deve preservar o tempo verbal da oração principal, ou seja, o presente simples.
Alternativa E.
ERRADA. A formação de perguntas da expressão “there is", que rege a formação da “tag question" em questão, não utiliza o auxiliar “do".
GABARITO DO PROFESSOR: LETRA C.