SóProvas


ID
5089324
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Rachaduras no tronco e nos galhos são fatores de risco para a queda de árvores. Sobre o tema, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):


( ) Cancros causados por fungos provocam fissuras na casca em forma de “V”, que impedem a circulação da seiva elaborada. Sem seiva, ocorre redução na produção de clorofila, a fotossíntese diminui e a espessura das paredes celulares é reduzida pela metade, aumentando o risco de queda da árvore pela ação do vento.

( ) Rachadura horizontal surge quando a rachadura segue a direção da grã da madeira, e se forma quando a carga da copa da árvore tenciona as fibras da madeira.

( ) Rachadura inclusa ocorre por lesões mecânicas provocadas na fase inicial de crescimento da planta, sendo posteriormente absorvidas pelo floema, podendo resultar na mudança da direção de crescimento e consequente desequilíbrio e fraqueza estrutural de galhos, do tronco ou de toda árvore.

( ) Árvore com rachadura saliente, formada a partir da união fraca de galhos, precisa ter no mínimo 40% de sua circunferência estabelecida com madeira sadia, a fim de manter sua estabilidade estrutural.


Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo. 

Alternativas
Comentários
  • () Cancros causados por fungos provocam fissuras na casca em forma de “V”, que impedem a circulação da seiva elaborada. Sem seiva, ocorre redução na produção de clorofila, a fotossíntese diminui e a espessura das paredes celulares é reduzida pela metade, aumentando o risco de queda da árvore pela ação do vento.

    Cancros: são áreas no tronco, galhos ou raízes onde a casca e/ou o câmbio estão mortos. Podem ser causados por fungos, insetos, raios ou injúrias mecânicas (danos provocados por veículos, vandalismo, cortador de grama ou roçadeiras). Esse tipo de defeito pode potencializar o risco de queda da árvore se abrange mais de 40% da circunferência do tronco ou se está associado a outros processos de desvitalização do lenho.

    () Rachadura horizontal surge quando a rachadura segue a direção da grã da madeira, e se forma quando a carga da copa da árvore tenciona as fibras da madeira.

    () Rachadura inclusa ocorre por lesões mecânicas provocadas na fase inicial de crescimento da planta, sendo posteriormente absorvidas pelo floema, podendo resultar na mudança da direção de crescimento e consequente desequilíbrio e fraqueza estrutural de galhos, do tronco ou de toda árvore.

    Inclusa: ocorre quando as margens da rachadura curvam-se para dentro do tronco danificado e não compartimentalizado adequadamente. A fissura formada pode aparecer aberta ou fechada

    () Árvore com rachadura saliente, formada a partir da união fraca de galhos, precisa ter no mínimo 40% de sua circunferência estabelecida com madeira sadia, a fim de manter sua estabilidade estrutural.

    Saliente: é indicada por uma protuberância no tronco a partir da qual surge a rachadura, que pode estar aberta ou fechada, podendo estar associada a algum mecanismo de fratura.

    Fonte: https://anais.unicentro.br/sef/iisef/pdf/palestras/Bobrowski.pdf

    Gabarito: Letra C.