-
Castel não pontua que estamos hoje diante de uma questão social tradicional porque assim como Rossavallon, acreditam que existe uma nova questão social.
-
Importante frisar que para José Paulo Netto e Marilda Iamamoto só existe uma questão social, o que se estabelece atualmente são novas expressões e refrações da questão social tradicional (conflito capital X trabalho)
-
Castel assim como Rossavallon acreditam em uma nova questão social e é que desvinculada do modo de produção capitalista, portando a correta é a letra e.
Rumo à aprovação! Deus nos abençoe!
-
Autores que defendem a existencia de uma nova questão social :
Pierre Rosanvallon alega a emergência de uma “nova questão social” decorrente da crise do “Estado-providência” e girando em torno da exclusão social.
Robert Castel entende a questão social como uma “aporia fundamental” que ameaça a coesão ou integração social, cuja origem está na desagregação da sociedade salarial e nos sujeitos desfiliados .
Iamamoto, Netto, Potyara e Pastorini: refutam a ideia de uma nova questão social → São velhas questões sociais assumindo novas roupagens.
Fonte: Estratégia