-
Gabarito: D
Projeto de Banco de Dados:
Modelo Conceitual-> é de alto nível; independente do SGBD; nível de abstração alto e oferece conceitos mais próximos ao modo como os usuários compreendem os dados.
Trabalha com entidades, atributos, relacionamentos, restrições.
Modelo Lógico-> é de médio nível; depende do SGBD utilizado; oferece conceitos que os usuários finais entendem, mas que não estão muito longe do modo como os dados são organizados e armazenados no computador; nível de abstração médio.
Trabalha com definição de chaves, normalização(ou não), integridade referencial.
Modelo Físico-> é de baixo nível; oferece conceitos que descrevem os detalhes de como os dados são armazenados no computador; voltado para os especialistas e não para o usuário final; totalmente dependente do SGBD; nível de abstração baixo.
Trabalha com índices, formas de acesso e estrutura de armazenamento.
Fonte: Estratégia feat. resumos
-
GAB D
Projeto de um banco de dados- Modelos de bancos de dados
Um modelo de (banco de) dados é uma descrição dos tipos de informações que estão armazenadas em um banco de dados. Dependendo do grau de abstração utilizado para representar esta estrutura: Modelo Conceitual/ Lógico e o Físico.
Profº Ramon Souza - Estratégia.
-
Gabarito D
Conforme ELMASRI e NAVATHE (2011), os Sistemas de Banco de Dados têm um ciclo de vida para sua execução. Suas etapas são divididas em oito fases:
1. Definição do sistema: nesta etapa é determinado o escopo do sistema, o que deverá ser armazenado, e quais serão as operações realização assim como seus usuários;
2. Projeto do Banco de Dados: esta etapa é a de criação do PROJETO CONCEITUAL, LÓGICO E FÍSICO;
3. Implementação do Banco de Dados: cria-se realmente o Banco de Dados, conforme esquemas definidos na etapa anterior;
4. Carga ou conversão de dados: nesta etapa, o Banco de Dados é preenchido com dados já existentes ou é preenchido manualmente;
5. Conversão de aplicação: nesta etapa os programas que antes acessavam o banco, são informados sobre as modificações do novo banco (etapa auxiliar);
6. Teste e validação: é verificado se o funcionamento está de acordo com o planejamento;
7. Operação do Banco de Dados: é relativo à disponibilização do sistema para uso;
8. Monitoramento e manutenção: nesta etapa, observa-se o funcionamento do sistema para possíveis ajustes.
Fonte: ELMASRI, R.; NAVATHE, S. B. Sistemas de Bancos de Dados. 6a. Ed. Addison-Wesley, 2011.
-
Projeto de um banco de dados:
Modelo Conceitual
Modelo Lógico
Modelo Físico
-
Gabarito: LETRA D
CONCEITUAL → modelo de dados de alto nível;
- descreve os tipos de dados, entidades, atributos, relacionamentos e restrições;
- representação fiel do ambiente observado;
- independente de sua implementação, de tecnologia, do paradigma e do SGBD;
LÓGICO → modelo de dados representativo;
- representa a estrutura de dados pela visão do usuário do SGBD;
- independente de tecnologia e do SGBD;
- dependente do paradigma do SGBD;
FÍSICO → modelo de dados de baixo nível;
- descreve os detalhes de como os dados são fisicamente armazenados;
- seleção de índice, formas de acesso e estrutura de armazenamento interno;
- depende do paradigma e do SGBD;
-
Os conceitos dos colegas já diz tudo, mas vou detalhar um pouco, sem conceitos técnicos, para conseguir fazer você ter uma visão do que a questão se trata, pq eu demorei pra aprender isso sozinho..
Repare: Temos 3 níveis de arquitetura: Nível externo, conceitual e interno.
E vamos supor que eu esteja fazendo um banco de dados para você sobre seu material de estudo (nada a ver kkk mas só pra ficar mais didático)
No nível externo, está o modelo conceitual.. Modelo conceitual é aqueles negócio de quadrado, redondo, triângulo.. Entidade, relacionamento, atributo, lembra? Uns fluxograma do além..
Nesse nível eu vou te perguntar: Quantas matéria você estuda e quais horários você tem livre? E com as repostas vou relacionando. Ex: Na quarta feira ele vai estudar 3. Na quinta feira 2.. E assim por diante. De maneira bem simples e você (cliente) consegue ter uma visão legal do banco de dados, pq até aqui é tudo muito visível
No nível Conceitual, vou aplicar o modelo lógico.. Ou seja, vou organizar esses fluxograma em tabelas e vou detalhar os dados um pouquinho mais.. Na quarta feira você vai estudar penal, informática e estatística (deusmelivre). Perceba que é mais específico do que só falar "você vai estudar 3 matérias".. To detalhando hein. Aqui já não tem mais entidade, relacionamento e atributos.. porque viraram Chave primária, chave estrangeira, tuplas e assim vai..
Perceba que o fato de estudar penal, informática e estatística justamente na QUARTA feira, já foi estabelecido lá no primeiro nível (externo).. lá que é dito quem vai se relacionar com quem
Agora no nível interno, vou aplicar o modelo físico.. Ou seja, já que já tenho a relação (3 matérias na quarta) e já tenho um modelo lógico estabelecido (penal/informática/estatística na quarta) Agora vou pegar essas informações e detalhar mais ainda.. Agora não vou falar simplesmente "penal" na quarta.. Agora vai ser estabelecido "Crimes contra a pessoa, dentro de penal, que é realizado na quarta feira"
Perceba que se eu chego para uma pessoa que não entende e digo: Vou estudar crimes contra a pessoa na quarta. Ela vai falar: ok mas que matéria e essa? Reparou que aqui em último a pessoa tem de ter um conhecimento mais específico? Por isso que no nível interno diz ser o nível mais "baixo" e com menos visão do cliente
-
Segundo Navathe o projeto do Banco de Dados é dividido em
(CESPE 2015) As três principais etapas de execução de um projeto de banco de dados são projeto lógico, projeto físico e criação do banco de dados. (ERRADO)
-
GAB: D
"Usualmente, o projeto de bancos de dados é baseado na construção de modelos e se divide em três etapas: modelagem conceitual, modelagem lógica e modelagem física."
-
Etapa de Estrutura ou Projeto de BD.
Conceitual - Oferece conceitos que são mais próximos ao modo como muitos usuários compreendem os dados.
Lógico - Chamado também de Modelo Representativo, oferece conceitos que podem ser facilmente entendidos pelos usuários finais, mas que não está muito longe do modo como os dados são organizados e armazenados no computador.
Físico - Oferece conceitos que descrevem os detalhes de como os dados são armazenados no computador.
Fonte: Professor Diego Carvalho Estratégia Concursos
-
PROJETO CONCEITUAL
- Se baseia na especificação de requisitos criada durante a análise de requisitos. A partir deste insumo de informações é gerado um esquema conceitual do banco de dados. Nesta fase descreve-se o conteúdo de informação e não a estrutura onde elas serão armazenadas.
-
Simplificando: Modelo de banco de dados e projeto de banco de dados são entendidos como sinónimos .
-
GAB.: D
Um projeto de banco de dados passa por 3 (três) níveis de abstração de dados:
Conceitual
Lógico
Físico
CONCEITUAL → modelo de dados de alto nível;
- descreve os tipos de dados, entidades, atributos, relacionamentos e restrições;
- representação fiel do ambiente observado;
- independente de sua implementação, de tecnologia, do paradigma e do SGBD;
LÓGICO → modelo de dados representativo;
- representa a estrutura de dados pela visão do usuário do SGBD;
- independente de tecnologia e do SGBD;
- dependente do paradigma do SGBD;
FÍSICO → modelo de dados de baixo nível;
- descreve os detalhes de como os dados são fisicamente armazenados;
- Não confundir com ARQUITETURA ANSI/SPARC
Externo
Conceitual
Interno
OUTRA QUESTÃO DO CESPE SOBRE O ASSUNTO:
(CESPE - Q69784) Um projeto de banco de dados pressupõe etapas que incluem análise de requisitos, projeto conceitual, projeto lógico e projeto físico. CERTO
-
Uma diquinha quando se deparar com CONCEITUAL, LÓGICO E FÍSICO.
Temos arquitetura que trabalha com níveis e
projeto que trabalha com modelos.
Aquitetura ANSI/SPARC -> planta baixa
Niveis EXTERNO, CONCEITUAL E FÍSICO
Projeto de banco de dados -> planta 3D
Modelos Conceitual, lógico e físico
_________________________________________________________________________________________________
Uma arquiteta pode fazer um projeto em diferentes níveis de abstração? Por exemplo: ela pode fazer uma Planta Baixa ou uma Planta 3D!
Você gostaria de receber qual das duas? Acho que gostaria da Planta 3D, uma vez que ela apresenta detalhes sobre a disposição dos cômodos (+ próxima do usuário), móveis, cores, texturas, entre outros. Por outro lado, se você perguntar para um engenheiro, ele responderá com toda certeza que deseja receber a Planta Baixa (mais técnica), uma vez que ela apresenta apenas o que é importante para ele: medidas, dados e outros aspectos técnicos! Da mesma forma que temos uma arquitetura para construção de edificações, nós também temos uma arquitetura para construção de bancos de dados – ambas com diferentes níveis de abstração!
Pdf do estratégia