SóProvas


ID
5091154
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Após três séculos de construção de um espaço geográfico formado por luso-brasileiros, indígenas e negros, a partir do século XIX o Brasil passaria a receber uma renovação populacional. As elites agrárias, sentindo o peso do movimento abolicionista e das pressões da Grã-Bretanha pelo fim da escravidão. começaram a ter cada vez mais dificuldades para manter o tráfico de escravos.

Martini, Alice de. Geografia Ação e Transformação. 1. ed. São Paulo: Escala Educacional, 2016, pg. 84.

Sobre a realidade que envolve o contexto dos principais fluxos imigratórios para o Brasil e que contribuíram para a sua formação étnica e económica, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A) Os portugueses representam o grupo mais numeroso de imigrantes que vieram para o Brasil, mesmo considerando apenas a imigração a partir de 1822. Esse grupo se dedicou apenas a atividades urbanas e se concentrou especialmente no Estado de São Paulo.

    • Salvador, RJ, SP

    B) A imigração italiana ocorreu a partir de 1870, concentrando-se no Estado do Rio Grande do Sul e Paraná, onde desenvolveram atividades ligadas ao setor vinícola. Somente a partir da segunda metade do século XIX e início dos anos 1970 esses imigrantes se fixaram no Estado de São Paulo

    • A partir de 1850 com a Lei Eusébio de Queiroz (proibição de tráfico negreiro), houve grande fluxo de italianos e alemães, onde se fixaram nas regiões sul e sudeste nas lavouras de café

    C) A imigração dos espanhóis teve início no fim do século XIX, . quando foram encaminhados para trabalhar nas fazendas de café no Estado de São Paulo. São considerados um dos cinco maiores grupos de imigrantes europeus que se deslocaram para o Brasil.

    • CORRETA! É só lembrar que depois da Lei Áurea o Brasil precisava de mão de obra para trabalhar nas fazendas e foi utilizada muita mão de obra estrangeira para isso

    D) A imigração alemã associou-se a um programa de colonização idealizado pelo governo brasileiro, cujo objetivo era o desenvolvimento da agricultura e ocupação da Região Sudeste. Esse grupo de imigrantes teve grande importância na formação do mercado consumidor dessa região

    • Isso não aconteceu. (Corrijam-me se estiver errado)

    E) A entrada de japoneses no país teve início na primeira metade do século XIX, com a chamada "imigração subsidiada". Esse grupo se fixou no Estado de São Paulo e contribuiu para o desenvolvimento das plantações de café e, ali, especialmente, da pimenta do reino.

    • Começou no ínicio do século 20. Só lembrar que antes da abolição da escravatura "não precisavam" de mão-de-obra

    Qualquer erro por favor me notifiquem!!

  • O texto associado aborda a formação da população brasileira e o enunciado busca a alternativa correta sobre o processo.
    A) Formaram um grupo numeroso, mas nem de longe o maior e com fluxo constante que remete ao Brasil colônia sua presença foi distribuída por todo o país.
    B) Em 1970 não havia motivos para que um fluxo migratório da Itália para o Brasil se estabelecesse. 

    C) Espanhóis migraram para o Brasil em função da baixa qualidade de vida na Espanha no final do século XIX causada pelo atraso em relação a outras nações europeias no processo de industrialização e formaram grande fluxo devido com apoio de grupos de cafeicultores que estimulavam a migração. Alternativa correta.
    D) A imigração alemã fixou-se majoritariamente na Região Sul.

    E) A consolidação do fluxo de imigrantes japoneses no Brasil ocorreu no início do século XX. 




    Gabarito do professor: C.
  • Imigração Espanhola????

    Nunca tinha visto.

  • Questão sem sentido, espanhóis nas fazendas de café? Como assim!

  • Nossa, nunca ouvi falar..

  • Interessante, também não fazia a menor ideia da intensidade da imigração espanhola.

    "Estima-se que cerca de 700 mil espanhóis tenham desembarcado no Brasil, saídos principalmente dos campos em Espanha, onde a situação de miséria os impelia a buscar novas possibilidades de vida.

    Uma pequena parcela desses dirigiu-se ao sul do país, onde inclusive já existiam associações de emigrados espanhóis. Rio de Janeiro e Bahia também consistiram em locais de destino para os imigrantes dessa nacionalidade.

    Contudo, a maior parcela de espanhóis fixou-se no estado de São Paulo. Eles deslocaram-se para trabalhar nas fazendas de café do interior do estado paulista ou fizeram parte do processo de metropolização da capital, São Paulo."

    https://mundoeducacao.uol.com.br/historiadobrasil/a-imigracao-espanhola-no-brasil.htm

  • Essa me pegou! Questão Super Dificil.

  • Os espanhóis estiveram nas plantações de café, por conta que a escravidão foi abolida, e os senhores de engenhos não tinha ganhado nenhuma comissão por isso, praticamente, jogaram o dinheiro fora com a compra dos escravos, até que optaram pela mão de obra não escravista, quem viesse de fora trabalhava, em troca, recebia seu pagamento.

  • Essa questão é toda respondida no livro do BORIS FAUSTO literalmente tem tudo isso lá

    A = Ta toda certa até o apenas a atividades urbanas

    B = '' Somente a partir da segunda metade do século XIX e início dos anos 1970 esses imigrantes se fixaram no Estado de São Paulo'' só lembrar das greves de SP lá no inicio do século XX.

    C = CORRETO os espanhois foram um dos top 5 imigrantes do BR

    D = SUL

    E = FOI NO INÍCIO DO SECULO XX, MESMO COM A 2WW COMENDO NO CENTRO AINDA ASSIM OS JAPONESES CONSEGUIAM ENTRAR NO BR.

    GAB C

  • vai se ferrar, marinha. difícil pra caramba achar algum decedente de espanhois aqui nesse pais