SóProvas


ID
5091157
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A ascensão de uma administração neoliberal no Brasil não pode ser considerada como um caso isolado. A expansão do neoliberalismo [...] por todo mundo é um fenômeno compreendido a partir dos fatos históricos que marcaram essa época: a derrubada do muro de Berlim, o fim da Guerra Fria, a crise dos pensamentos ligados às correntes socialistas e, finalmente, a vitória ideológica do capitalismo.

Martini, Alice de. Geografia Ação e Transformação. 1. ed. São Paulo: Escala Educacional, 2016, pg. 150.

Sobre as políticas neoliberais adotadas no Brasil, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Essas políticas ocorreram a partir dos anos 1970, quando o Estado passou a diminuir o protecionismo, a colocar em curso um vasto programa de privatizações e abrir o mercado financeiro nacional às grandes corporações estrangeiras. ERRADO. As políticas neoliberais foram surgir realmente com FHC, tem muitos historiadores e economistas que afirmam que surgiram com Collor de Melo, pois o mesmo reduziu drasticamente as barreiras alfandegárias, incorporando assim o Brasil ao mundo globalizado. Mas podemos chegar ao consenso que tais políticas não surgiram em 1970, pois o governo ainda era militar.

    A adoção de tais políticas foi associada ao êxito no controle do processo inflacionário conquistado pelo Plano Real, implementado por Fernando Henrique Cardoso e baseado na valorização da moeda brasileira. CERTO. O Plano Real foi implementado no governo do presidente Itamar Franco, desenvolvido pelo FHC, e, em síntese, era um plano neoliberal, o qual iria abrir as fronteiras do Brasil para os produtos importados chegarem, iria valorizar a moeda Brasileira, e contava com uma ampla privatização de empresas estatais.

    A mudança cambial, ocorrida a partir do início dos anos 19901 aliada a uma maior taxa dos produtos estrangeiros, possibilitou a economia do país a crescer bastante, já que a produção interna se tornou mais competitiva em relação aos produtos importados, que se tornaram mais caros. ERRADO. A questão está certa em sua primeira parte onde afirma que teve uma maior taxa de produtos estrangeiros no Brasil, em 1991. Entretanto, isso acabou por enfraquecer MUITO a indústria interna, pois pense bem, o real estava valendo a mesma coisa que o dólar, você acha que os brasileiros iriam comprar um adidas importado, original, ou um "kichute" pelo mesmo valor.

    A balança comercial do país ficou positiva durante as décadas de 1990 e 2000, uma vez que as exportações superaram as importações, fruto de uma política econômica de modernização do nosso parque industrial e da qualificação profissional dos trabalhadores do segundo setor. ERRADO. Para quem não conhece muito bem sobre economia, moeda valorizada é péssimo para exportações, e vale lembrar que nessa época o real estava valendo a mesma coisa que o dólar, isso fez com que os produtos e commodities brasileiros ficassem cada vez mais desvantajosos para o mercado externo, sendo assim os mesmos compravam de outros países que estavam com suas moedas desvalorizadas. Só um macete, lembrem que agora com o Dólar valendo 5 Reais em média, as exportações do Brasil estão nas alturas, exemplo disso é a China já comprou a soja brasileira de 2022, que nem se quer foi plantada.

    O Estado aumentou as linhas de créditos para a maioria das empresas do país, o que fomentou a produção e a competitividade das manufaturas nacionais no mercado externo, promovendo assim a recuperação econômica, que até então se encontrava estagnada. ERRADO. Governo não fez isso de concessão de créditos as pequenas empresas, só para as grandes.

  • Só para complemento. "uma vez que as exportações superaram as importações".

    Nessa época as IMPORTAÇÕES superaram as EXPORTAÇÕES, ou seja, estávamos "comprando" muito mais do que "vendíamos", isso se chama BALANÇA COMERCIAL EM DÉFICIT, por outro lado hoje em dia estamos com uma BALANÇA COMERCIAL EM SUPERAVIT, ou seja, "vendemos" muito mais do que "compramos", então, hoje EXPORTAMOS mais do que IMPORTAMOS.

    Qualquer erro, me corrijam. Não sou um gênio, tampouco um professor, apenas estou ajudando meus companheiros! PRA CIMA DELES!

  • O neoliberalismo é um a doutrina econômica e social que retoma conceitos do liberalismo clássico, tais como a mínima intervenção do Estado na economia, que teria a capacidade de se autorregular. Esta não intervenção daria maior autonomia aos cidadãos em termos políticos e econômicos. Segundo os neoliberais, o jogo de forças do mercado deve ser livre para que ele se autorregule e, somente isso já seria o suficiente para que haja crescimento econômico e desenvolvimento social em um país. 
    As práticas neoliberais resultaram em privatizações das empresas estatais, livre circulação de capitais internacionais, abertura econômica para a entrada de empresas, redução de taxas protecionistas, dentre outras. Nos Estados Unidos foi implementado nos anos 1970, substituindo as medidas do modelo Keynesianista. 
    No Brasil foi implantado nos anos 1990 como uma transição do modelo de Estado nacional desenvolvimentista para o modelo de Estado Neoliberal. O desenvolvimento tecnológico e a expansão dos acordos comerciais em escala global estão diretamente ligados à propagação de políticas neoliberais dos chamados países centrais, que influenciaram países dependentes economicamente a seguirem esse modelo, para continuarem com seus negócios. 

    Uma das alternativas apresenta uma afirmativa verdadeira acerca das práticas neoliberais no Brasil
    A) INCORRETA – O neoliberalismo no Brasil teve seu processo iniciado na década de 1990 com o governo de Fernando Collor que permitiu a entrada de investimentos estrangeiros e reduziu os impostos sobre a importação. O presidente Fernando Henrique Cardoso começou na mesma década com a política de privatizações.
    B) CORRETA – O Plano Real conseguiu controlar o processo inflacionário que acontecia desde os anos 1980. Para manter o país longe da recessão, o Plano Real também tinha como premissa a valorização da moeda brasileira . Tendo este processo controlado, o presidente Fernando Henrique Cardoso implantou medidas neoliberais para a desoneração do Estado e, também, com o objetivo de expansão da economia. As práticas neoliberais que podemos citar são as privatizações de telefonia e mineração, venda de alguns bancos estatais, terceirização de funcionários, redução de funcionários públicos com programas de demissão voluntária, dentre outras. 
    C) INCORRETA – No início dos anos 1990, o presidente Fernando Collor reduziu a taxa de importação de produtos estrangeiros. Os preços dos produtos estrangeiros e nacionais caíram, pois a oferta era maior do que a demanda pela compra. O que não causou impacto de crescimento na economia do país. 
    D) INCORRETA – A balança comercial brasileira foi positiva dos anos de 1990 a 2000. A única exceção do resultado foi no ano de 1998 com a diminuição do crescimento, em virtude das crises asiáticas. Este crescimento se deve à estabilização da economia após a implantação do Plano Real, à integração ao bloco do Mercosul e à retomada dos investimentos de capital estrangeiro. 
    E) INCORRETA – O Estado permitiu a entrada de capital estrangeiro no país com as privatizações e com a venda de bancos estatais, o que diminuiu a sua ação sobre o mercado evidenciando a transição do Estado desenvolvimentista para o Estado Neoliberal. Também tivemos a redução das tarifas alfandegárias para os produtos importados, o que acarretou em uma maior oferta de produtos estrangeiros no Brasil e, consequente queda de preços dos produtos. 
    Gabarito da professora: Alternativa B.
  • O Plano Real não foi implementado pelo Itamar Franco?

  • Só lembrar que o neoliberalismo fudeu com a competitividade nacional = made in china. ja tira a C,D,E.

    Começou em 1990 tira a letra A.

    Essa letra B é cabível de recurso pois o plano real foi implementado pelo Itamar e consolidado pelo FHC, a própria banca se contradiz é só ir na Q1697052.