SóProvas


ID
5091169
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2020
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o texto a seguir.

A colonização portuguesa não respeitou o Tratado de Tordesilhas, expandindo as fronteiras do Brasil por meio da ação dos bandeirantes. jesuítas e pecuaristas. Os espanhóis também desrespeitaram o Tratado de Tordesilhas, invadindo colônias portuguesas situadas no Oriente.

Para fixar as novas fronteiras coloniais na América, vários tratados internacionais foram assinados.

(Cotrim, Gilberto. História Global: Brasil e Geral. Volume único. 8ª ed. São Paulo: Saraiva, 2005. P. 242. Adaptado)

Sobre os Tratados que definiram o território brasileiro durante o período colonial é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • o Tratado de Madri foi assinado entre Portugal e Espanha.  Através deste Tratado, Portugal cedia a Colônia do Sacramento (no Uruguai) para a Espanha. Esta, por sua vez, dava o território ocupado pelos Sete Povos das Missões.

  • a) o Tratado de Rio Negro. assinado entre Brasil, representado pelo Barão do Rio Branco, e Bolívia. anexou o Acre ao Brasil dando contornos finais ao território brasileiro.

    Errada, o Acre foi anexado ao Brasil com o tratado de Petropólis só no ano de 1903

    b) o Tratado de Badajós, assinado entre Portugal e França, determinou o reconhecimento pelo governo português do domínio da França sobre a chamada Guiana Francesa e de Portugal sobre o Pará.

    Errada, o tratado de badajós foi entre Espanha e Portugal

    c) o primeiro Tratado de Utrecht, assinado entre Portugal e Espanha, definiu que o rio Oiapoque no extremo norte do Brasil seria o limite entre o Brasil e a atual Venezuela, pertencente ao Vice-Reino de Granada.

    Errada, nada a ver com Venezuela ficou definido o limite entre BR e Guiana Fr

    d) as guerras guaraníticas1 na qual morreram cerca de 30 mil guaranis, foram consequência do Tratado de Badajós, pois os indígenas e os jesuítas das missões não aceitaram o que ficou definido.

    Errada, A causa principal da guerra foi o Tratado de Madri, que determinava a transferência dos índios e jesuítas do lado brasileiro do Rio Uruguai para o espanhol. Os colonizadores derrotaram os índios, mas tiveram que estabelecer outros acordos para determinar as fronteiras entre os dois dominadores da América do Sul.

    e) o Tratado de Madri foi assinado entre Portugal e Espanha. De acordo com esse tratado a colónia do Sacramento passaria aos espanhóis, e os Sete Povos das Missões pertenceriam aos portugueses.

    Correta

    https://brasilescola.uol.com.br/historiab/guerras-guaraniticas.htm#:~:text=A%20causa%20principal%20da%20guerra,dominadores%20da%20Am%C3%A9rica%20do%20Sul.

  • Tratado de Madri (1750): Foi um acordo entre espanhóis e portugueses, quanto a definição das fronteiras coloniais sul americanas. O diploma consagrou o princípio do direito privado romano do uti possidetis, ita possideatis (quem possui de fato, deve possuir de direito), delineando os contornos aproximados do Brasil de hoje. De acordo com esse tratado a colónia do Sacramento (Uruguai) passaria aos espanhóis, e os Sete Povos das Missões pertenceriam aos portugueses.

  • O Tratado de Tordesilhas foi assinado entre as coroas ibéricas em 1494, pouco tempo depois da viagem de Vasco da Gama e antes dos portugueses chegarem ao território que hoje é Brasil. Foi resultante de pressão de Portugal, interessado em garantir para si o caminho marítimo para as Índias, no Atlântico e , depois , pelo Tratado de Saragoça, de 1529 assegura o caminho no Oceano Índico.
    Havia conhecimento acerca da localização do território que será chamado de América? Há pesquisadores que dizem que sim, a partir da análise de postulanos (mapas) arquivados na Torre do Tombo em Portugal e pelo fato de Cristóvão Colombo já ter chegado à uma ilha no mar do Caribe. Não havia, no entanto, clareza acerca das coordenadas e tampouco do tamanho do território. Mas, ao que tudo indica, portugueses estavam garantindo ao menos uma faixa litorânea que lhes reservasse postos de aguada em seu caminho para as Índias. 
    A desobediência aos limites do Tratado aconteceu por conta da busca de riquezas – primordialmente metais preciosos – que não foram encontrados pelos portugueses no litoral. A disputa de território na América do Sul correspondeu à mesma disputa em regiões do oriente, “resolvidas" por tratados internacionais. Uma das alternativas indica um Tratado de Limites importante para a formação do território brasileiro desde o período colonial 

    A) INCORRETA- O Tratado que resolveu a questão entre Brasil e Bolívia, acerca do território que é hoje em dia o Acre, foi o Tratado de Petrópolis, assinado em 1903. Ou seja, no período republicano e não no colonial. 
    B) INCORRETA- O Tratado de Badajóz, por ter sido assinado nesta cidade espanhola, estabeleceu acordo entre Portugal, Espanha e França após a Guerra das Laranjas e impôs severas perdas a Portugal. Seu texto foi modificado em 1801 pelo Tratado de Madri por não ter Napoleão Bonaparte aceitado os termos de Badajóz. Pelo tratado de 1801 Portugal teria de ceder metade do território correspondente ao estado do Amapá aos franceses, estabelecendo a fronteira entre o Brasil e a Guiana Francesa o Rio Araguari. 
    C) INCORRETA- O Tratado de Utrecht (1713-1715) é o conjunto de dois acordos que puseram fim à Guerra de Sucessão Espanhola , mudando o mapa da Europa e de regiões da América. Forma estabelecidas as fronteiras entre o Brasil e a Guiana Francesa e definidos os limites do Amapá. O segundo Tratado de Utrecht, assinado em 6 de fevereiro de 1715, entre Portugal e Espanha, restabeleceu a posse da Colônia do Sacramento a Portugal. 
    D) INCORRETA- Guerra dos Sete Povos foi o conflito armado envolvendo as tribos Guarani das missões jesuíticas contra as tropas espanholas e portuguesas, como consequência do Tratado de Madrid (1750). Ele  definiu uma linha de demarcação entre o território colonial espanhol e português na América do Sul. Na verdade na parte ao sul da América, na região do Rio Uruguai. O Tratado de Madri, assinado por Portugal e Espanha, garantia os limites de território das colônias dos dois países, mas os índios da região sul do Brasil, apoiados pelos jesuítas, não aceitavam ser transferidos para o outro lado do rio Uruguai, originando o conflito. 
    E) CORRETA-O Tratado de Madri de 1750 modificou o Tratado de Tordesilhas, quando Portugal e Espanha reconheceram suas violações às disposições de Tordesilhas. O tratado não usava as linhas convencionais, mas outro conceito de fronteiras, introduzido neste contexto por Alexandre de Gusmão: a posse efetiva da terra (uti possidetis) e os acidentes geográficos como limites naturais. Há a troca de territórios entre os Estados Ibéricos . Na América do Sul a Colônia do Sacramento passa ao domínio espanhol e os Sete Povos das Missões para o controle português. 

    Gabarito do professor: Alternativa E
  • https://www.youtube.com/watch?v=i9WYSuUN_Vc&list=PL_xa1AnD_3FucY-Zk-K6qR9v4oNHnEa6y&index=13

  • QUESTÃO LINDA PARA SE REVISAR

    Tratado de Lisboa (1681)

    Espanhóis devolveram Sacramento à Portugal, depois de ocupá-la.

    Primeiro Tratado de Utrecht (1713)

    Por meio dele, a França reconheceu o direito exclusivo de navegação dos portugueses no Rio Amazonas, em troca do reconhecimento luso da posse da Guiana pelos franceses. O Rio Oiapoque passou a ser o limite entre as duas colônias, o que ratificou o pertencimento do Amapá ao território brasileiro.

    Segundo Tratado de Utrecht (1715)

    Ratificado pela Espanha, que reconhece a possessão portuguesa da Colônia de Sacramento, na região sul do Brasil. Contudo, a validade foi limitada diante de novos conflitos entre portugueses e espanhóis.

    Tratado de Madri (1750)

    Para solucionar os impasses de fronteira entre portugueses e espanhóis, estabeleceu o princípio do uti possidetis, ou seja, somente seriam reconhecidos para cada um dos Estados aqueles territórios ocupados de maneira efetiva por eles. O acordo invalidou os limites do Tratado de Tordesilhas, uma vez que Portugal obteve a posse legal do Rio Grande do Sul (Sete Povos das Missões), Mato Grosso e Amazônia. Já os espanhóis obtiveram dos lusos a Colônia de Sacramento, para que mantivesse o controle sobre as duas margens do rio da Prata. 

    Tratado do Pardo (1761)

    Assinado pelo marquês de Pombal, o acordo anulou todas as disposições do Tratado anterior, incluindo o princípio do uti possidetis.

    Tratado de Santo Ildefonso (1777)

    Portugal saiu na desvantagem em relação ao Tratado de Madri, pois renunciava da Colônia de Sacramento e dos Sete Povos das Missões, o que representou a perda de parte do Rio Grande do Sul para os espanhóis. Em troca, os espanhóis cederam para os portugueses a ilha de Santa Catarina.

    Tratado de Badajós (1801)

    Devolveu a Portugal grande parte do Rio Grande do Sul (Sete Povos das Missões), mas a Espanha manteve o domínio do estuário do Prata ao afirmar sua posse da região de Sacramento. O tratado representou o fim dos conflitos territoriais entre portugueses e espanhóis, além de assegurar ao Brasil a maior parte de sua configuração atual. 

  • O Tratado de Madrid foi um tratado firmado na capital espanhola entre os reis João V de Portugal e Fernando VI de Espanha, em 13 de Janeiro de 1750, para definir os limites entre as respectivas colônias sul-americanas, pondo fim assim às disputas

  • GAB-E

    o Tratado de Madri foi assinado entre Portugal e Espanha. De acordo com esse tratado a colónia do Sacramento passaria aos espanhóis, e os Sete Povos das Missões pertenceriam aos portugueses.

    CONFIA, EU ME LEMBRO DESSE DIA AI.