SóProvas


ID
5091175
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2020
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o texto abaixo.

Esses escravos tinham mobilidade para circular na cidade, já que precisavam encontrar trabalho para juntar quantia em dinheiro que deveria ser entregue ao proprietário, além, é claro, de obter o seu próprio sustento. Se, por um lado, esse tipo de trabalho livrava os proprietários da obrigação de sustentar seus escravos, assim diminuindo os seus gastos, por outro, permitia certa autonomia aos cativos, que arranjavam o seu próprio trabalho e cuidavam de suas despesas.
(Mattos, Regiane Augusto de. História e cultura afro-brasileira. 2ª ed., 3ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2014, p. 112. Adaptado)

O texto faz referência a uma modalidade de trabalho escravo denominada:

Alternativas
Comentários
  • Da escravização dos negros no Brasil temps que os escravos poderiam ser classificados como:

    Domésticos: faziam os serviços da casa.

    Escravos dos Eitos: trabalhavam nas plantações ou nas minas.

    Escravos de ganho: que prestava serviços de transporte, vendia alimentos nas ruas, fazia trabalhos especializados como os de pedreiro, marceneiro, alfaiate etc., entregando a seu senhor o dinheiro que ganhava.

  • Caso eu não esteja enganado li uma vez o termo "escravo tigre" no livro do Laurentino Gomes. Eram os escravos que transportavam os dejetos da casa grande nas costas, aí aquilo escorria e eles ficavam com literalmente 'listras de cocô' nas costas. Aí surgiu o termo "tigrada" = galera.

  • Normalmente a questão dos escravizados é tratada de maneira homogeinizante, em toda a América. Então, não há a percepção acerca das nuances sociais originada a partir do próprio escravismo. Havia várias categorias de escravos.
    Entre as alternativa está indicado o nome que foi dado a estes cativos que, por terem dificuldades físicas para o trabalho na lavoura ou tinham habilidades específicas como pedreiro, sapateiro, ferreiro entre outas, eram alugados por seus senhores. Isso significa uma renda extra para os proprietários e uma possibilidade de fuga e de alguma renda para os cativos. 
    A) INCORRETA- Cativos que trabalham nas áreas de cultivo para exportação. 
    B) INCORRETA- Escravos dom´sticos eram aqueles de dentro de casa, encarregados de trabalhos domésticos como lavagem de roupas, cozinhar, amamentar bebês ou cuidar de crianças, acompanhamento dos donos da casa como criados de quarto. 
    C) CORRETA-Esta é a denominação correta para os cativos que eram alugados por seus senhores ou tinha relativa liberdade em troca de ganhos dados ao senhor. 
    D) INCORRETA- Eram chamados de “ tigres" os cativos que andavam pelas ruas das cidades recolhendo em barris os dejetos das casas dos senhores. 
    E) INCORRETA- Liteira era uma espécie de cadeira com varais carregada por escravos, conhecidos como “ de liteira" 
    Gabarito do professor: Alternativa C.
  • Classificações:

    Domésticos: serviam a casa.

    Eitos: trabalhavam em minhas, lavouras, etc...

    Ganho: prestavam seus serviços vendendo os produtos, vendiam sua mão de obra e entregava o dinheiro ao seu senhor.

  • AVANTE PM-PR!!

  • Escravo "tigre":

    "A pele ficava listrada, com alternância de faixas pretas e outras descoloridas pela ação química dos dejetos. Por isso, esses escravos eram conhecidos como tigres", afirma o jornalista Laurentino Gomes, autor do livro Escravidão, sobre o tema.

  • SOBRE a letra E

    Liteira é uma cadeirinha portátil e coberta, sustentada por dois varais compridos e conduzida por dois animais ou escravos, um na trazeira e outro na frente. Era muito usada na época do Brasil Colônia.

    Um liteireiro é o condutor de liteiras.

  • Muitas vezes, aproveitando das habilidades de um negro, o proprietário acabava transformando-o em um “escravo de ganho”. Nessa situação o escravo poderia vender “doce de tabuleiro”, realizar o transporte de cargas e pessoas, cuidar de um estabelecimento comercial ou fabricar utensílios. Geralmente, o seu dono ficava com a maior parte dos lucros obtidos ao longo do dia. A parcela destinada ao escravo poderia ser utilizada para alimentação, vestuário e, até mesmo, para a compra de sua alforria.

    https://mundoeducacao.uol.com.br/historiadobrasil/os-diferentes-tipos-escravo-no-brasil.htm

  • Os escravos tigres, ou como também poderiam ser chamados de "tigrados", eram os escravos que trabalhavam nas cidades no serviço público de recolher d3j3t0s humanos.

    Estamos falando ainda do Brasil colônia, nas cidades, geralmente os banheiros eram públicos e ao utilizá-los era depositados em uma espécies de cilindros. Geralmente eram usados até encher, e esses escravos tigres eram responsáveis por levar esses dejetos e jogar onde eram ordenados.

    Eles colocavam esses recipientes na cabeça, mas com o balançar do corpo, as f&z3s, ur1nas e sabe-se lá Deus mais o que, escorriam e criavam marcas tipos as que os tigres tem em seus pelos, daí o nome.