SóProvas


ID
509170
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2006
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O fenômeno educativo é explicado por diversas acepções teóricas que analisam da relação educação-sociedade às práticas endoescolares. Com relação às diversas correntes teórico-metodológicas da educação, julgue os itens a seguir.

Gramsci é um marxista que concebe uma visão dialética à educação e à escola, pois, ao mesmo tempo que as considera aparelhos ideológicos do Estado, enfatiza que elas fornecem os instrumentais cognitivos e culturais necessários à superação da dominação de classe.

Alternativas
Comentários

  • Ao contrário do pensamento marxista tradicional, que tende a considerar essas instituições como reprodutoras mecânicas da ideologia do Estado, Gramsci via nelas a possibilidade do início das transformações, por intermédio do surgimento de uma nova mentalidade ligada às classes dominadas (A construção de uma visão de mundo teria a finalidade inicial de substituir o que Gramsci chama de senso comum)
     http://www.pedagogiaparaconcurseiros.com.br/
  • Não entendi esta questão, pois quem fala sobre aparelho ideológico é Althusser, e não Gramsci.

    O Gramsci fala sobre: Intelectuais Orgânicos e Intelectuais Tradicionais.

  • Outra análise difundida no Brasil foi a de Poulantzas (1973), o qual se manifesta em desacordo com a tese de Althusser de que a escola é o aparelho ideológico dominante do modo de produção capitalista. Ele afirma que Gramsci foi o primeiro a explicitar "a concepção dos aparelhos ideológicos do Estado", atribuindo destaque ao "aparelho sindical de colaboração de classe" (Poulantzas, 1973, p. 128). Tal identificação entre o pensamento althusseriano e gramsciano a respeito do conceito de "aparelhos ideológicos", entretanto, não encontra respaldo nos Cadernos do cárcere (1977). Fonte:https://www.scielo.br/j/ccedes/a/JQqvjsTwVfGYnTvZyq3N3Kf/?lang=pt