- ID
- 5093560
- Banca
- OBJETIVA
- Órgão
- Prefeitura de Cascavel - PR
- Ano
- 2020
- Provas
- Disciplina
- Medicina
Sobre a sífilis (LUES), analisar os itens abaixo:
I. Na fase primária, surge a pápula no local da inoculação, evoluindo à úlcera superficial (cancro duro), indolor, com bordos endurecidos e fundo limpo, geralmente com linfadenopatia local, indolor e não supurativa (bubão sifilítico).
II. Queda de pelos, alopecia difusa ou em clareiras e madarose são também características da fase primária. Manifestações mais comuns incluem irite, uveíte anterior, artrite, hepatite, glomerulonefrite, síndrome nefrótica e alterações neurológicas (inclusive meningite).
III. A identificação direta do Treponema em lesões de pele, por meio de microscopia de campo escuro, é o método mais rápido e fácil de detectar as formas primária e secundária (sensibilidade de 75%). Os testes não treponêmicos apresentam elevadas sensibilidade e especificidade, sendo o VDRL o mais usado.
IV. Todos os pacientes com diagnóstico de infecção pelo HIV devem ser testados para sífilis; porém, nem todo paciente recentemente diagnosticado com sífilis deve ser testado para infecção pelo HIV.
Está(ão) CORRETO(S):