Cistos de Inclusão
Os nódulos de Bohn são cistos superficiais contendo queratina e epitélio escamoso estratificado e localizam-se na região vestibular dos rodetes gengivais. Derivam de remanescentes de tecido de glândulas mucosas encontrados sobre os rodetes gengivais, tanto em vestibular e/ ou lingual, assim como no palato, longe da rafe mediana.
As pérolas de Epstein estão presentes na rafe palatina mediana e devem ser diferenciadas das úlceras traumáticas. Derivam de remanescentes de tecido epitelial incluídos ao longo da rafe mediana do palato durante a etapa de crescimento fetal.
Os cistos de lâmina dentária localizam-se na crista alveolar do rebordo gengival na região posterior das arcadas. Derivam de remanescentes da lâmina dentária.
Não há necessidade de intervenção em nenhum dos casos, porém há que se fazer o diagnóstico diferencial de dentes decíduos ectópicos ou com irrupção precoce.
Grânulos de Fordyce
Representam glândulas sebáceas ectópicas ou coristomas sebáceos (tecido normal em uma localização anormal). São lesões múltiplas e frequentemente são observados em agregados ou em disposição confluente.
Os locais de predileção incluem a mucosa jugal e o vermelhão do lábio superior.
As lesões geralmente são simétricas e tendem a se tornar evidentes após a puberdade, exibindo uma expressão máxima entre os 20 e 30 anos de Idade.
As lesões são assintomáticas e comumente descobertas incidentalmente pelo paciente ou pelo dentista clínico durante um exame oral de rotina.