Um Switch é um equipamento de rede que permite interconectar dispositivos em uma rede de computadores, usando comutação de pacotes para receber, processar e encaminhar dados ao dispositivo de destino.
O switch permite a conexão de dispositivos por meio de suas portas. É possível encontrar switches com a partir de 4 portas até 48 (ou mais em alguns modelos especiais), operando em velocidades que podem variar entre Fast Ethernet (100 Mbps) e 10 Gbps (ou mesmo maior, em modelos muito especializados)
Existem quatro métodos de encaminhamento que um switch pode usar:
- Store and Forward: o switch armazena em buffer os dados e verifica cada quadro antes de encaminhá-lo; um quadro é recebido em sua totalidade antes de ser encaminhado.
- Cut-through: o switch inicia o encaminhamento logo após o endereço de destino quadro ter sido recebido. Quando a porta de saída está ocupada no momento, o switch passa a operar no modo store and forward. Não há verificação de erros neste método.
- Fragment Free: Este método junta benefícios dos dois métodos anteriores. Neste método os primeiros 64 bytes do quadro, onde a informação de endereçamento é armazenada, são verificados. De acordo com as especificações Ethernet, as colisões devem ser detectados durante os primeiros 64 bytes do quadro, de modo que quadros que possuam erros devido a colisões não devem ser encaminhados. Desta forma, o quadro vai sempre chegar ao seu destino pretendido. A verificação de erros dos dados reais no pacote será realizada no dispositivo de destino.
- Adaptive Switching: Neste método é realizada uma seleção automática entre os outros três modos.