SóProvas


ID
5101057
Banca
AMEOSC
Órgão
Câmara de Guarujá do Sul - SC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Quanto aos princípios fundamentais de contabilidade, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A) CERTO. Fundamento: princípio da continuidade. As demonstrações contábeis são normalmente preparadas no pressuposto de que a entidade continuará em operação no futuro previsível. Dessa forma, presume-se que a entidade não tem a intenção nem a necessidade de entrar em liquidação, nem reduzir materialmente a escala das suas operações; se tal intenção ou necessidade existir, as demonstrações contábeis terão que ser preparadas numa base diferente e, nesse caso, tal base deverá ser divulgada.

    B) ERRADO. "A conta do passivo ‘Salários a Pagar’: o salário é referente ao mês de julho de 2018: pelo princípio da continuidade, já em julho há o registro da obrigação de efetuar o pagamento dos salários, enquanto que, se fosse pelo regime de caixa, você apenas registraria a obrigação em agosto, quando os salários fossem efetivamente pagos". Fundamentação: Troque a palavra "continuidade" por "competência" que fica tudo certo.

    C) ERRADO. "Para mensurarmos um ativo, será adotado o maior valor, enquanto que, para mensurarmos um passivo adotaremos o maior valor entre dois ou mais existentes, adotando o princípio da prudência". Fundamentação: Princípio da Prudência: determina a adoção do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior para os do PASSIVO, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o Patrimônio Líquido (como se estivesse analisando a pior das hipóteses). A assertiva inverteu.

    D) ERRADO. "O desrespeito à separação do patrimônio da empresa e da família tem como consequência uma desorganização na contabilidade da família, e, mais ainda, da empresa, gerando enormes dívidas, esse é um exemplo de desobediência ao princípio contábil da oportunidade". Fundamentação: troque a palavra "oportunidade" por "entidade" que fica tudo certo.

    Gab: A.

    "A preguiça é inimiga da vitória, o fraco não tem espaço e o covarde morre sem tentar." (Racionais MC's).

    Abraço e bons estudos!

  • Letra A - Princípio da Continuidade;

    Letra B - Princípio da Competência;

    Letra C - Princípio da Prudência;

    Letra D - Princípio da Entidade.

  • O Princípio da ENTIDADE reconhece o Patrimônio da empresa como objeto da contabilidade e afirma a autonomia deste patrimônio e a necessidade da separação do patrimônio empresarial do patrimônio particular dos seus sócios.

    O Princípio da CONTINUIDADE presume que a empresa continuará em operação no futuro. GAB. LETRA A

    O Princípio da OPORTUNIDADE elucida a mensuração dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas.

    O PRINCÍPIO DO REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL determina que os itens do patrimônio devam ser inicialmente registrados pelos valores originais das transações, expressos em moeda corrente nacional, independentemente do que vale no mercado atualmente. 

    O Princípio da COMPETÊNCIA determina que os lançamentos das operações sejam reconhecidos nos períodos em que ocorreram, não importando o recebimento ou pagamento. 

    O Princípio da PRUDÊNCIA/CONSERVADORISMO determina a adoção do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior valor para os do PASSIVO, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais:

  • GAB. A

    PRINCÍPIOS:

    1- PRUDÊNCIA = CONSIDERAR ATIVO/RECEITA MENOR, PASSIVO/DESPESA MAIOR.

    2- REGISTRO VALOR ORIGINAL = NA COMPRA REGISTRAR VALOR ORIGINAL(VALOR+GASTOS).

    3- ENTIDADE = NÃO MISTURAR CONTAS PESSOAIS COM AS DA EMPRESA.

    4- COMPETÊNCIA = RECONHECER RECEITAS SEM RECEBIMENTO E DESPESAS SEM PGTO.

    5- OPORTUNIDADE = INFORMAÇÃO ÍNTEGRA E TEMPESTIVA.

    6- CONTINUIDADE = IMORTAL, ENTIDADE NÃO MORRE.