SóProvas


ID
5102173
Banca
AGIRH
Órgão
Prefeitura de Roseira - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os processos tectônicos condicionam estruturas na superfície das terras emersas do planeta. Elas podem ser classificadas em três grandes províncias geológicas, ou seja, áreas com a mesma origem e formação geológica: escudos cristalinos, dobramentos modernos e bacias sedimentares. Os escudos cristalinos:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

    a) são encontrados nas áreas de consolidação da crosta terrestre e compõem sua formação mais antiga. (ESCUDOS CRISTALINOS)

    b) são depressões do relevo preenchidas por fragmentos minerais de rochas erodidas e por sedimentos orgânicos. (BACIAS SEDIMENTARES)

    c) apresentam elevadas altitudes e forte instabilidade tectônica. (DOBRAMENTOS MODERNOS)

    d) constituem a maior parte das terras emersas brasileiras, onde pode se encontrar petróleo e carvão mineral. (BACIAS SEDIMENTARES)

    Estrutura geológica: Escudos cristalinos ou crátons, dobramentos e bacias sedimentares.

    • Escudos cristalinos: constituem blocos de rochas antigas formadas nos éons Arqueano e Proterozoico. São divididos em escudos cristalinos e plataformas. Os escudos cristalinos são constituídos por rochas cristalinas. Por terem se formado no início da consolidação da crosta terrestre, são de tectônica estável, porém desgastados pela erosão. Como exemplos, citamos os escudos Siberiano, Canadense, Guiano, Guineano, Patagônico e Brasileiro. As plataformas são superfícies cratônicas recobertas por camadas de sedimentos, como a Plataforma Sul-Americana.

    • Bacias sedimentares: são depressões formadas por sedimentos oriundos de áreas com maiores altitudes. As mais antigas se formaram por processos ocorridos ininterruptamente desde o início do Éon Fanerozoico, na Era Paleozoica e na Era Mesozoica. A essa estrutura associam-se jazidas de petróleo, carvão e gás natural. Constituem bacias como a Amazônica, a do Pantanal Mato- Grossense, a Australiana e a Russa.

    • Dobramentos: são formados por rochas menos resistentes afetadas por intensos movimentos tectônicos. Forças internas da Terra separaram continentes dando origem às maiores elevações do planeta. Os dobramentos modernos formaram altas cadeias de montanhas na Era Cenozoica, no Período Paleogênico. Alguns exemplos são os Alpes, os Andes, as Montanhas Rochosas, o Atlas e o Himalaia. Os dobramentos antigos (como os Montes Apalaches, nos Estados Unidos, e a Serra do Mar, no Brasil) formaram-se no Pré-Cambriano e na Era Paleozoica, os primeiros períodos geológicos.