SóProvas


ID
5102665
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O trauma torácico tornou-se a segunda lesão traumática mais comum no trauma não intencional; por isso, rápidas ações e intervenções precoces são fatores-chave para avaliações, manejo e sobrevivência. O trauma torácico pode ser resultado de um trauma penetrante ou contuso. O trauma contuso geralmente é uma causa mais comum de lesões traumáticas e pode ser igualmente fatal. É importante conhecer o mecanismo, pois o manejo pode ser diferente.

Tendo em vista esse assunto e os conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

O pneumotórax aberto deve ser tratado com fechamento imediato da lesão com curativo estéril. O curativo deve fechar todo o ferimento e ser totalmente fixado para total oclusão e regularização da pressão intrapleural com a pressão atmosférica.

Alternativas
Comentários
  • fazer o curativo de 3 pontas

  • realizar curativo de tres pontas

  • O tratamento imediato do pneumotórax aberto inclui cobrir a ferida com curativo oclusivo estéril retangular, que é fechado firmemente com fita em apenas três lados. Assim, o curativo impede que o ar atmosférico entre na parede torácica durante a inspiração, mas permite que o ar intrapleural saia durante a expiração.

  • Ocorre devido a uma perfuração grande da parede torácica, com diâmetro igual ou superior a 2/3 do diâmetro da traquéia. Portanto, devido a menor resistência, o ar vai da atmosfera ao interior da caixa torácica através dessa perfuração, levando o paciente a insuficiência respiratória. 

    Manifestações e sinais clínicos: lesão na parede torácica maior ou igual a 2/3 do diâmetro da traqueia leva a redução do murmúrio vesicular e da expansibilidade torácica, hipertimpanismo, taquipnéia, hipoxemia e outros sinais de insuficiência respiratória

    Tratamento: o tratamento de imediato é o curativo de três pontas que funciona como uma válvula unidirecional, permitindo na expiração a saída do ar e impedindo a entrada do ar na inspiração do paciente. Já o tratamento definitivo do pneumotórax aberto é a drenagem sob selo d’água e reparo da lesão torácica.