SóProvas


ID
5102689
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um paciente de 75 anos de idade é internado na unidade de terapia intensiva (UTI) com hipotensão e dispneia. Ele apresenta histórico de dor no peito que teve início após estresse emocional (falecimento do filho), é hipertenso há 18 anos, tabagista há 32 anos, nunca havia sentido dor no peito antes desse período e era bastante ativo, diminuindo a respectiva capacidade funcional ao longo dos últimos anos. Tem doença arterial coronariana há 14 anos. Faz uso de atenolol 25 mg, clopidogrel 75 mg e sinvastatina 40 mg, que não toma regularmente. Na UTI, o paciente estava em ventilação não invasiva (VNI) no modo CPAP e foi intubado após um infarto agudo do miocárdio com supradesnivelamento do segmento ST e uma subsequente parada cardíaca com retorno após dois minutos. No momento, apresenta PA = 165 mmHg x 95 mmHg, FC = 122 bpm e SatO2 = 91%. Na necessidade de troca do acesso venoso periférico, optou-se pela inserção de cateter venoso central.

Acerca desse caso clínico e com base nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir. 

A gasometria arterial em pacientes com uso de suporte ventilatório deve ser coletada cerca de 20 minutos após o ajuste inicial dos parâmetros do ventilador, e também diariamente na fase aguda do quadro clínico do paciente.

Alternativas
Comentários
  • Caso o paciente tenha realizado aspiração de secreção, manobras fisioterápicas ou utilização de CPAP/BIPAP, esperar por pelo menos 20 minutos, pois tais procedimentos alteram temporariamente a PaCO2 e a PaO2.

  • Recomendação: Deve-se realizar a coleta de gasometria em todos os pacientes sob suporte ventilatório cerca de 20 minutos após o ajuste inicial dos parâmetros do ventilador e diariamente, enquanto durar a fase aguda do quadro. Deve-se coletar nova amostra em caso de mudança no quadro clinico do paciente. 9,10 • Recomendação: Evitar coleta de gasometria em situação de risco de isquemia tissular no território irrigado pela artéria a ser puncionada e se houver infecção no sítio de punção; Nas coagulopatias e plaquetopenias, deve ser coletada se absolutamente necessária. 9,10