-
Gabarito: Letra D.
DISPONIBILIDADE DA INFORMAÇÃO
↳ Garante que uma informação estará disponível para acesso no momento desejado. Diz respeito à eficácia do sistema, ao correto funcionamento da rede para que quando a informação for necessária ela poderá ser acessada. A perda da disponibilidade se dá quando se tenta acessar uma informação e não se consegue o acesso esperado.
↳ Consiste em garantir que um recurso esteja disponível sempre que necessário!
☛ É quando a informação está disponível para ser acessada por quem tem direito.
[...]
Portanto, a disponibilidade NÃO visa garantir a existência de qualquer entidade, mas sim as que têm direito.
____________
Fontes: cartilha.cert.br; Fernando Nishimura.
-
MACETE: CIDA
Confidencialidade: É a garantia de que somente pessoas autorizadas tenham acesso às informações armazenadas ou transmitidas por meio de redes de comunicação.
Integridade: É a garantia de que somente pessoas autorizadas tenham acesso às informações armazenadas ou transmitidas por meio de redes de comunicação.
Disponibilidade: É a garantia de que as informações estejam acessíveis às pessoas e aos processos autorizados a qualquer momento requerido, durante o período acordado entre os gestores da informação e a área de informática.
Autenticidade: É a garantia da veracidade da fonte das informações. Por meio da autenticação é possível confirmar a identidade da pessoa ou entidade que presta as informações.
-
GABARITO D
Segurança da Informação: proteção de um conjunto de informações, com o objetivo de preservar o valor que possuem para um indivíduo ou uma organização.
· Confidencialidade
· Integridade
· Disponibilidade
· Autenticidade
· Confidencialidade (sigilo): Garantir o acesso à informação somente por pessoas ou entidades legítimas e autorizadas pelo proprietário da informação.
o Criptografia.
· Integridade: Proteger a informação contra alterações não autorizadas.
· Disponibilidade: Garantir que a informação esteja disponível para usuários autorizados.
· Autenticidade: Garantir que a informação é proveniente de quem realmente diz ser.
-
Fazendo uma pequena contribuição aos comentários dos colegas, temos também o NÃO-REPÚDIO, que é a propriedade que não permite que o autor negue a sua ação. Ex.: Cliente que diz ter sacado do caixa eletrônico R$ 500,00, mas que na verdade sacou R$ 5.000,00.