SóProvas


ID
5104702
Banca
IESES
Órgão
IGP-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

A distinção entre ossos de animais e de seres humanos é feita, de início, morfologicamente, pelo exame de suas dimensões e caracteres que o tornam diferentes. Microscopicamente, observam-se diferenças na disposição do tamanho de certos canais, que são em menor número e mais largos no homem, com até 8/mm², e chegando a 40/mm² nos animais, sendo esses mais estreitos, redondos e numerosos. Qual a nominação de tais canais?

Alternativas
Comentários
  • Canais de Havers são uma série de tubos estreitos dentro dos ossos por onde passam vasos sanguíneos e células nervosas. Possuem diferenças quantitativas e qualitativas decorrentes da espécie.

    GABARITO: B

  • As demais alternativas se relacionam com hematologia forense. Os testes de estudo do sangue se dividem em provas de certeza e provas de orientação. Dentre as provas de certeza temos as seguintes:

    1. Técnica de Addler: emprega-se uma solução saturada de benzidina em álcool à 96º ou em ácido acético. Nos casos positivos, aparece uma cor azul-esverdeada que se transforma imediatamente em azul-intenso.
    2. Técnica de Uhlenhuth (soro de cobaias): inocula-se sangue humano (albumina humana) em um animal para formar anticorpos específicos (albuminorreação). Daí é extraído o soro que pode ser utilizado como teste de sangue humano. Método mais seguro.
    3. Técnica de Teichmann (técnica microquímica ou cristalográfica): consiste na procura dos cristais de Teichmann (hematina).