SóProvas


ID
5104708
Banca
IESES
Órgão
IGP-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

No último sábado, deu entrada no Instituto Médico Legal de Florianópolis, uma ossada humana incompleta, com ausência da pelve. Analise as afirmações abaixo, e defina o perfil antropológico do indivíduo quanto as estimativas de sexo, ancestralidade e idade, respectivamente.


I. No exame antropológico do crânio encontram-se apófise mastóidea proeminente, fronte inclinada para trás e glabela proeminente. Associado, verificou-se pelo Método de Gilles & Elliot um resultado de 892,26mm e Índice de Baudoin abaixo de 50mm.

II. Crânio arredondado, nariz com largura estreita, perfil da face reta, forma das órbitas angular, forma do palato parabólico.

III. Após a realização de radiografia panorâmica verificou-se que os terceiros molares superiores e inferiores possuem coroa completa e fechamento apical. E ao examinar o esterno, observa-se que os três centros de ossificação que forma o manúbrio apresentam-se consolidados. 

Alternativas
Comentários
  • → As características cranianas de apófise mastoidea proeminente, fronte inclinada para trás e glabela proeminente predizem o sexo masculino;

    → Perfil da face reta, forma das órbitas angular, forma do palato parabólico: caucasiano;

    → Terceiro molar com mineralização completa: 18 a 20 anos; ossificação do manúbrio, junto das epífises mediais da clavícula, se dá dos 18 aos 22 anos;

    GABARITO: D

  • Método de Gilles & Elliot: Fórmula de determinação do sexo pelas medidas glabelo-metalambda; básio-násio; zigio-zigio; básio-próstio; próstio-násio.

    Índice Condílio de Baudoin: Análise do sexo a partir de mensurações, largura e comprimento, nos côndilos occipitais localizados na base do crânio, nas margens do forame magno.