SóProvas


ID
5104756
Banca
IESES
Órgão
IGP-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

No que se refere aos métodos utilizados na identificação de vítimas de desastres em massa (DVI), analise as sentenças:


I. Métodos primários são aqueles que, quando aplicados conforme os parâmetros preconizados internacionalmente, uma vez obtida a identificação positiva, são efetivos por si só, dispensando a aplicação de outro método para confirmação.

II. A importância dos métodos primários de identificação é diminuir o universo de busca nos casos de vítimas de desastre em massa, para então aplicar-se um método secundário de identificação.

III. A INTERPOL considera a Reconstrução Facial Forense um método de identificação primário para vítimas de desastres em massa

IV. O método de identificação através da odontologia forense é amplamente utilizado e considerado um método primário em todos os protocolos de identificação de vítimas de desastres em massa.


Assinale a alternativa correta: 

Alternativas
Comentários
  • → Os métodos primários de identificação humana são aqueles que, segundo a Interpol, apresentam riqueza científica suficiente para chegar à conclusão da identidade de uma pessoa. Visto isso, torna-se dispensável o uso de métodos secundários.

    São eles: os registros odontológicos, o exame genético (amostras de DNA) e as análises das impressões digitais.

    GABARITO: A

  • A reconstrução facial forense é uma técnica auxiliar de identificação, um método de reconhecimento, pois não utiliza metodologia científica, mas o olhar subjetivo de quem vê a face constituída (pessoa que supostamente conhecia o cadáver em vida).

    É o último recurso em uma necessidade de identificação. Não é confiável devido ao fator estresse ao qual costuma estar sujeita a pessoa que irá fazer o reconhecimento.

  • Gente por onde estudar desastres em massa?