SóProvas


ID
5105665
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Maricá - RJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O Programa Nacional de Desestatização (PND), tinha como objetivos concentrar ações e recursos do Estado nas áreas sociais, reduzir a dívida pública, promover ajuste fiscal e retomada de investimentos privados e fortalecer o mercado acionário. Foi implementado:

Alternativas
Comentários
  • A) 1990, durante o governo de Fernando Collor.

  • Empresas vendidas e sendo criticados pelos partidos PT, PDT e PSB, especialmente quando foram vendidas as lucrativas, como a Companhia Vale do Rio Doce (Mineração) e as empresas do sistema Telebrás. Nos setores educacionais e sociais foram sentidos pelo lado positivo, o qual reduziu a taxa de mortalidade e taxa de analfabetismo. Isso foi no governo do FHC.

    Eu entendo que seria o Collor, se falasse o início da PRIVATIZAÇÃO, porém não falou nada disso.

    Alguém pode justificar o erro de não ser o FHC?

  • GAB-A

    1990, durante o governo de Fernando Collor.

    Posteriormente, a Lei 8.031 de 12 de abril de 1990 criou o Programa Nacional de Desestatização.

    A intenção do Plano Collor era controlar a hiperinflação e estabilizar a economia brasileira. Para isso, diversas medidas foram propostas, tais como: congelamento de depósitos em conta corrente e poupança, fim dos incentivos fiscais e substituição da moeda Cruzado Novo pelo Cruzeiro.

    O prazer de fazer o bem, é maior do que recebê-lo. SEJA DEDICADO!!

  • O PND foi lançado em abril de 1990 pelo governo de Fernando Collor. Tratou-se de uma medida neoliberal, segundo a qual a desestatização, aliada a outras iniciativas, levaria à entrada do Brasil na ordem mundial do pós-Guerra Fria, abrindo o mercado brasileiro, diminuindo os preços sem criar riscos de desabastecimento e dando um choque de competição na indústria nacional para forçar sua modernização com máxima eficiência.

    GAB A.