SóProvas


ID
5107774
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Medidas de higiene bucal, que auxiliam no combate a doenças como a cárie dentária, devem ser incentivadas no ambiente escolar. Com relação a medidas de higiene e saúde bucal para crianças com idade entre 3 anos e 6 anos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Esta questão exige conhecimentos sobre medidas de higiene e saúde bucal para crianças com idade entre 3 e 6 anos

     

    RESOLVENDO A QUESTÃO:

    Esta questão exige conhecimentos bem específicos sobre higiene e saúde bucal, porém é bastante objetiva. Acerca das medidas de higiene e saúde bucal para crianças com idade entre 3 e 6 anos, analisemos cada uma das alternativas para que identifiquemos a correta.

     

    A) A escovação deve ocorrer, pelo menos, 3 vezes ao dia, com pequena quantidade de pasta dental infantil, correspondente ao volume de um grão de arroz cru, com baixa concentração de flúor (inferior a 1.000 partes por milhão).

    Errada! A escovação deve ocorrer de 2 a 3 vezes ao dia e a concentração de flúor recomendada deve ser superior a 1.000 partes por milhão.

     

    B) A escovação deve ocorrer, pelo menos, 2 vezes ao dia, com uso de enxaguatórios bucais e pasta dental infantil com baixa concentração de flúor.

    Errada! A escovação deve ocorrer de 2 a 3 vezes ao dia. Além disso, devido a sensibilidade bucal das crianças entre 3 e 6 anos deve-se evitar o uso de enxaguatórios bucais. Por fim, a concentração de flúor recomendada deve ser superior a 1.000 partes por milhão.

     

    C) A escovação deve ocorrer 2 a 3 vezes ao dia, com pequena quantidade de pasta dental comum, correspondente ao volume de um grão de arroz cru, com concentração de flúor superior a 1.000 partes por milhão, devendo-se enfatizar a importância da escovação noturna.

    Certa! Considerando a sensibilidade da saúde bucal de crianças entre 3 a 6 anos, é necessário tomar alguns cuidados com tal higiene. Sendo assim, recomenda-se escovação de 2 a 3 vezes ao dia (importante que uma dessas escovações ocorra a noite), com pequena quantidade de pasta dental comum e com concentração de flúor superior a 1.000 partes por milhão. Portanto, esta alternativa está perfeitamente alinhada com a conduta correta de higiene bucal para a faixa etária mencionada na questão.

     

    D) Líquidos como leite ou sucos, desde que não contenham açúcar, podem ser consumidos durante a noite e dispensam a escovação noturna, pois não aumentam o risco de cárie dentária.

    Errada! A ingestão de líquidos a noite, mesmo que não contenham açúcar, geram a necessidade de escovação noturna, pois aumentam sim o risco de cárie dentária.

     

    E) Dada a disponibilidade de água fluoretada em quase todo o território nacional, a higiene oral de crianças nessa faixa etária deve ser feita com pasta dental sem flúor, para evitar a ocorrência de fluorose.

    Errada! Apesar da recomendação de uma pequena quantidade de pasta dental comum, esta deve possuir uma concentração de flúor superior a 1.000 partes por milhão. Portanto, a alternativa erra ao afirmar que a higiene oral das crianças deve ser feita com pasta dental sem flúor.

     

     

    Gabarito do Professor: Letra C.
  • A escovação deve ocorrer 2 a 3 vezes ao dia, com pequena quantidade de pasta dental comum, correspondente ao volume de um grão de arroz cru, com concentração de flúor superior a 1.000 partes por milhão, devendo-se enfatizar a importância da escovação noturna.