GABARITO: A
Seleção: σ
A seleção, como o próprio nome já diz, seleciona linhas, tuplas por meio de uma determinada condição.
Projeção: π
A projeção é utilizada quando existe a necessidade de pegar somente colunas de interesse em uma relação, e não trabalhar com todas as colunas dessa relação.
União: ⋃
A união entre duas relações AUB, traz em uma nova relação C com todas as tuplas existentes em A e B, sem repetição de tupla.
Interseção: ∩
A interseção de duas relações A∩B traz uma nova relação C contendo as tuplas, linhas em comum, ou seja, que existam nas duas relações.
Diferença de conjuntos: −
A diferença entre duas relações A – B, traz uma nova relação C com tuplas que existem em A mas não existem em B, ou seja, que só existem em A. Do mesmo, equivale para B – A, traz uma nova relação com as tuplas que só existem em B, portanto, a ordem é importante.
Produto cartesiano: ×
O produto cartesiano entre duas relações A X B traz uma nova relação C que contém todos os campos, colunas que A e B contém, e a combinação de cada tupla de A com cada tupla em B.
Junção: ⋈
Logo após a realização de um produto cartesiano em uma relação, geralmente existe a necessidade de se fazer uma seleção na qual os campos que estão em A e também estão em B sejam iguais, porque o produto cartesiano traz tuplas que não são de interesse. A junção é a operação que simplifica tudo isso. Ela realiza um produto cartesiano, depois uma seleção das tuplas de interesse e por fim uma projeção, para remoção de colunas duplicadas.
Divisão: ÷
A operação de divisão entre duas relações A ÷ B traz uma nova relação C com todas as tuplas que possuem campos em comum nas duas relações.
Renomeação: ρ
A renomeação, de maneira intuitiva, permite renomear uma relação, chamar por mais de um nome, e também nomear uma operação em cima de uma relação, por exemplo, nomear o resultado da projeção em uma relação A.
Atribuição: ← EX: X ← (A × B)
A atribuição permite expressar consultas de uma maneira simples, de forma a ser possível trabalhar com estas.
Fonte: http://spaceprogrammer.com/bd/aprendendo-as-principais-operacoes-da-algebra-relacional/
Álgebra Relacional Estendida
- Projeção generalizada:
-- Definição: permitir que funções aritméticas sejam usadas em listas de projeções
-- Exemplo: Π (limite – saldo_crédito) (info_crédito)
.
- Junção externa (Outer Join)
-- Definição: extensão da operação de junção que evita perda de informações
-- Exemplos: left join, right join, full outer join
.
- Funções Agregadas
-- Definição: tem como entrada uma coleção de valores e retorna um único valor como resultado.
-- Exemplo: avg, min, max, sum, count
.
http://www.inf.ufsc.br/~mario.dantas/cap3texto.pdf