SóProvas


ID
5108629
Banca
ACCESS
Órgão
Câmara de Mangaratiba - RJ
Ano
2020
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No que diz respeito às redes de computadores, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Nos padrões Fast Ethernet e Gigabit Ethernet, as velocidades nominais de transmissão são 100 Mbps e 1 Gbps, respectivamente.
( ) A configuração CIDR 192.168.0.1/27 refere-se a uma sub-rede que funciona com base no gateway 192.168.0.1 e máscara 255.255.255.192.
( ) A topologia empregada em redes cabeadas por meio de cabos UTP categorias 5 e 6, que utilizam conectores RJ-45 e cujos links convergem para um concentrador, é conhecida por estrela ou radial.

As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Minha contribuição

    Fast Ethernet

    Uma rede compatível com Fast Ethernet (também chamada de 10/100) transfere dados em taxas de até 100 Mb/s e é suportado por qualquer dispositivo de rede disponível no mercado, já que é o mais antigo dos padrões. A velocidade baixa pode provocar sensação de lentidão na transferência de arquivos e no uso de serviços mais pesados de Internet, como o streaming.

    Mais simples, redes e dispositivos desse tipo custam menos, já que cabos, portas e aparelhos com suporte restrito à essa tecnologia também são mais baratos. Uma porta Gigabit Ethernet em um roteador custa, em média, quatro vezes mais que um conector Fast Ethernet.

    Gigabit Ethernet

    Criado em 1999, o padrão Gigabit (também conhecido como 10/100/1000) ainda é o mais recente dos tipos de rede. Ele promete velocidades de até 1 Gb/s – daí o nome –, 10 vezes maiores que o Fast Ethernet. É importante, lembrar que os valores máximos atribuídos às redes são teóricos, já que na prática dificilmente serão reproduzidos em condições normais. Apesar disso, redes com boas instalações, equipamentos adequados e configuração correta podem registrar velocidades de aproximadamente 900 Mb/s.

  • RESPOSTA CORRETA: C)

  • Essa é a tipica questão que se fosse hj eu deixaria em branco.

  • Essa é a tipica questão que se fosse hj eu deixaria em branco.

  • Questão típica para quem é da área de TI, como eu não sou dessa área, o certo seria deixá-la em branco.

  • A configuração CIDR 192.168.0.1/27 refere-se a uma sub-rede que funciona com base no gateway 192.168.0.1 e máscara 255.255.255.192 (o certo seria 224)

  • Oh, não, não, não, não, não

  • RJ-11 → TELEFONE 

    x

    RJ-45 → PAR TRANÇADO 

  • CONVERGEM PARA UM CONCENTRADOR- ESTRELA

  • Misericórdia
  • questão muito boa, porem não existe explicação do professor sobre esta. matei bonito no peito.

  • Essa foi no chute kkkk deu certo!

  • valhaaaaa

  • Gab. C (NÃO sou da área. Mas minha intenção é ajudar de alguma forma!)

    I – VERDADEIRO – “Fast Ethernet: Uma rede compatível com Fast Ethernet (também chamada de 10/100) transfere dados em taxas de até 100 Mb/s e é suportado por qualquer dispositivo de rede disponível no mercado(...).” “Gigabit Ethernet: Criado em 1999, o padrão Gigabit (também conhecido como 10/100/1000) ainda é o mais recente dos tipos de rede. Ele promete velocidades de até 1 Gb/s – daí o nome –, 10 vezes maiores que o Fast Ethernet.

    II – FALSO – Deem uma olhada na Q253527. Acho que envolve um pequeno “calculo”. Ademais, fiquem com excerto esclarecendo como funciona a notação do Classes Inter-Domain Routing (CIDR). “O CIDR possui uma notação que é extremamente compacta e que identifica o endereço IP e qual o seu prefixo de roteamento que está associado. Sua notação é construída através de um endereço IP, uma barra (/) e, por último, um número decimal. O número final será composto pela contagem dos bits 1 iniciais que está na máscara de roteamento, e esse número normalmente é conhecido como a máscara de rede. A notação sempre representa o endereço IP de acordo com as normas e com os padrões definidos para o IPv4 e o IPv6”.

    III - VERDADEIRO – Salvo engano, é aquele cabo geralmente na cor azul, mas pode ser amarelo também, que ligamos a maquina ao modem (mais comumente usado), é a ligação física entre máquina e um aparelho (modem). Cabo UTP não tem blindagem, ou seja, são desprotegidos. Já os STP são protegidos. “A principal diferença entre os cabos CAT5e e CAT6 se relaciona com a largura de banda que o cabo pode receber para a transferência de dados. Os cabos CAT6 foram projetados para operação em frequências de até 250 MHz, comparados com 100 Mhz para CAT5e. Isto significa que o cabo CAT6 pode processar mais dados ao mesmo tempo.” Já o concentrador pode ser um Switch ou Hub.

    Fontes:

    https://www.techtudo.com.br/noticias/2018/04/fast-ethernet-e-gigabit-ethernet-entenda-as-diferencas-entre-padroes.ghtml

    https://www.datarain.com.br/blog/tecnologia-e-inovacao/o-que-e-cidr/

    https://www.blackbox.com.br/pt-br/page/43870/Recursos/Suporte-Tecnico/black-box-explica/Copper-Cable/Categorias-5e-e-6

  • Que questão em meus amigos kkkkkkk

  • ainda bem que o cargo é para operador de computador, sendo assim o cargo justifica a questão hehehe so sabia a III