SóProvas


ID
5109736
Banca
Quadrix
Órgão
CRB-1
Ano
2020
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

        Um vírus é bem mais poderoso que qualquer um de  nós, embora alguns posem de super‐heróis. Nenhuma ação  isolada  resolve  um  problema  coletivo,  embora cada  um  de  nós  seja  responsável  por  tudo  e  por  todos,  lição  que  Dostoiévski nos deu muito antes do coronavírus – aliás, está  aí  um  daqueles  projetos  para  se  colocar  em  prática:  ler  o  escritor russo na quarentena. 

Internet: <https://www.greenme.com.br> (com adaptações).


Acerca das consequências da pandemia do novo coronavírus para o mundo e para o Brasil, julgue o item.

Em março último, o presidente norte‐americano, Donald Trump, acusou o governo alemão de tentar se apropriar de um projeto de vacina desenvolvido por uma empresa dos Estados Unidos contra o novo coronavírus.

Alternativas
Comentários
  • O governo da chanceler alemã Angela Merkel acusa o presidente americano Donald Trump tentar se apropriar de um projeto de vacina contra o coronavírus desenvolvido por um laboratório da Alemanha. O país advertiu que fará o possível para que o projeto seja desenvolvido na Europa.

  • Mais uma questão baseada no mesmo trecho acerca do corona vírus .

    Na verdade o que aconteceu em março de 2020 foi a acusação de Angela Merkel, chanceler alemã, de que o então presidente dos EUA, Donald Trump, tentava se apropriar de uma projeto de vacina contra o corona vírus, que estava sendo desenvolvido por um laboratório alemão.

    Ou seja, o que está dito na afirmativa é o exato oposto do que realmente aconteceu. É possível a comprovação através das publicações da mídia à época.

    A afirmativa está incorreta

    Gabarito do Professor
    : ERRADO.
  • Gabarito ERRADO!

    O governo da chanceler alemã  acusa o presidente americano  de tentar se apropriar de um projeto de vacina contra o coronavírus desenvolvido por um laboratório da . O país advertiu que fará o possível para que o projeto seja desenvolvido na Europa.

    Já o laboratório CureVac negou nesta segunda-feira (16) que tivesse tido uma oferta por parte dos .

    "Os pesquisadores alemães desempenham um papel de primeiro nível no desenvolvimento de medicamentos e vacinas e não podemos permitir que outros busquem a exclusividade de seus resultados", afirmou o ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Heiko Maas nesta segunda-feira.

    No domingo (15), o ministro do Interior alemão, Horst Seehofer, havia confirmado as informações publicadas pelo jornal "Die Welt" sobre a operação orquestrada pelo presidente americano. Donald Trump teria feito uma grande oferta financeira para assumir o controle do laboratório alemão que desenvolve a vacina.

    Sheehofer anunciou que o tema será abordado nesta segunda-feira no comitê de crise criado pelo governo para organizar a luta contra a epidemia de coronavírus. Até o momento, a epidemia já infectou quase 5 mil pessoas e provocou 12 mortes na Alemanha.

    https://www.google.com/amp/s/g1.globo.com/google/amp/mundo/noticia/2020/03/16/alemanha-contra-ataca-em-disputa-com-trump-por-vacina-contra-coronavirus.ghtml