SóProvas


ID
5109742
Banca
Quadrix
Órgão
CRB-1
Ano
2020
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

            “Desmatador  não  faz  home  office”,  alerta  o  biólogo  Paulo  Moutinho,  que  é  cientista  sênior  do  Instituto  de  Pesquisa  Ambiental  da  Amazônia  (Ipam);  ele  diz  que  ações  ilegais  avançam  na  floresta  enquanto  o  governo  reduz  operações durante a pandemia do coronavírus. 

Internet: <https://epoca.globo.com> (com adaptações).


Tendo  o  texto  acima  apenas  como  referência  inicial  e  refletindo sobre temas correlatos, julgue o item.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) declarou ter ampliado fortemente o número de agentes de campo em ação na Amazônia durante a crise do novo coronavírus, justamente para deter a escalada de desmatamento.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado!

    Segue à justificativa do gabarito.

    O Brasil diminuirá os esforços de combate aos crimes ambientais durante o surto de coronavírus, disse uma autoridade do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) à Reuters, apesar do receio de que uma proteção reduzida possa levar a um aumento do desmatamento. O diretor de Proteção Ambiental do Ibama, Olivaldi Azevedo, disse que o surto lhe deixou pouca opção além de enviar menos fiscais para o campo por causa do vírus altamente contagioso.

    FONTE :https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/reuters/2020/03/27/exclusivo-brasil-reduz-fiscalizacao-ambiental-em-meio-ao-surto-de-coronavirus.htm

  • "aproveitar a pandemia para passar a boiada"

  • Na última operação para retirada de invasores, em maio de 2020, na Reserva da Floresta Amazônica em Rondônia, parque estadual Guajará Mirim , uma equipe de fiscalização foi "expulsa" e ameaçada pelos infratores. Este é um exemplo do que vem acontecendo desde a instalação da politica ambiental do novo governo federal. Além disso,  o quantitativo de agentes do IBAMA só vem diminuindo.
     No ano de 2020 diminuiu em 24% o de agentes de fiscalização ambiental foi de 24% a mais em relação ao ano de 2019. Isto se deve a aposentadorias dos servidores e a não convocação de concurso público para o preenchimento das vagas. 
    Foi feito deslocamento de tropas do exército para fiscalização, o que , no entanto, não resolveu a questão do crescimento de desmatamento na Amazônia. Tal desmatamento já se tornou questão internacional, fazendo, inclusive que o Brasil sofra perda de negócios. 
    A afirmativa está incorreta 
    Gabarito do Professor : ERRADO.
  • Se tratando do atual governo o que for de bom para saúde, educação e meio-ambiente, estará errado

  • Ricardo Salles