SóProvas


ID
5109745
Banca
Quadrix
Órgão
CRB-1
Ano
2020
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

            “Desmatador  não  faz  home  office”,  alerta  o  biólogo  Paulo  Moutinho,  que  é  cientista  sênior  do  Instituto  de  Pesquisa  Ambiental  da  Amazônia  (Ipam);  ele  diz  que  ações  ilegais  avançam  na  floresta  enquanto  o  governo  reduz  operações durante a pandemia do coronavírus. 

Internet: <https://epoca.globo.com> (com adaptações).


Tendo  o  texto  acima  apenas  como  referência  inicial  e  refletindo sobre temas correlatos, julgue o item.

As populações indígenas da Amazônia, em decorrência de um relativo isolamento geográfico, não foram afetadas pelo novo coronavírus.

Alternativas
Comentários
  • A pandemia de covid-19 pode ter consequências muito graves para os povos originários. A Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) reconhece que os povos indígenas são mais vulneráveis a viroses, especialmente a infecções respiratórias como a covid-19. Segundo a secretaria, as doenças respiratórias são, ainda hoje, a principal causa de mortalidade infantil entre indígenas.

  • É fato que a população indígena do Brasil vive em relativo isolamento em todo o território nacional mas, o pouco contato com pessoas de outras comunidades levou o vírus à população nativa.

    Segundo dados de agosto de 2020, divulgados pela Apib – Articulação dos Povos Indígenas- , mais de 25 mil nativos, de várias comunidades e povos, testaram positivo. Houve também um quantitativo significativo de mortes. A situação dos indígenas piora em função da distância física de assistência médica emergencial, além dos problemas como invasão de terras e pouco acesso à comunicação. 

    Na verdade o relativo isolamento geográfico não foi suficiente para proteger os povos da floresta da contaminação e da morte por corona vírus
     A afirmativa está incorreta

    Gabarito do Professor : ERRADO.
  • Lembre-se que os índios tem prioridade na vacinação, portanto os mesmos são atingidos pelo trágico vírus

  • Qual população ficou isenta da pandemia?