Conforme Dias, Silva e Cervantes (2012, p. 44):
Política de Desenvolvimento de Coleções: Esse documento é um plano diretor de cunho criterioso, o qual irá nortear a formação e expansão do acervo bibliográfico, oferecendo subsídios referentes às decisões de seleção, aquisição, desbastamento e avaliação. Visa também conduzir as atividades ligadas a essas práticas, para que a coleção esteja intrinsecamente conectada com a missão e os objetivos da instituição.
Gab. Certo
DIAS, Geneviane Duarte; SILVA, Terezinha Elisabeth da; CERVANTES, Brígida Maria Nogueira. Política de desenvolvimento de coleções para documentos eletrônicos: tendências nacionais e internacionais. Enc. Bibli: R. Eletr. Bib. Ci. Inf., ISSN 1518-2924, Florianópolis, v. 17, n. 34, p.42-56, maio/ago., 2012. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/download/1518-2924.2012v17n34p42/22652/84418
Esta questão aborda conceitos relacionados ao desenvolvimento de coleções.
A política de uma organização, geralmente apresentada no formato de um documento com o mesmo nome, tem como função traçar diretrizes que norteiam a organização em determinado tema de forma que se possa atingir determinados objetivos.
Das políticas emanam as normas e regulamentos que definem as ações permitidas e as autoridades envolvidas nos processos.
No caso do desenvolvimento de coleções, a política definirá quais as prioridades de expansão da coleção, indicando diretrizes para os processos de seleção, aquisição e descarte, conforme apresentado corretamente na assertiva.
Gabarito do Professor: CERTO.