-
Ambos estabelecem regras para aplicação e uso . São conjuntos de códigos
Sendo que operações e funções diferentes
-
O formato MARC é um conjunto de códigos e designações de conteúdos definido para codificar registros que serão interpretados por máquina. Sua principal finalidade é possibilitar o intercâmbio de dados, ou seja, importar dados de diferentes instituições ou exportar dados de sua instituição para outros sistemas ou redes de bibliotecas através de programas de computador desenvolvidos especificamente para isto.
“O AACR2 é um código de catalogação usado de forma internacional e atualmente em uso conjunto com o formato MARC o que favorece o intercâmbio de dados bibliográficos e catalográficos de forma internacional.” (BRUNA; ALVES, 2011, p.11).
Fonte:
OLIVEIRA, Marcelo Augusto C. de. Breve panorâmico da catalogação: transição do código AACR2 para o RDA. Goiás: Universidade Federal do Goiás, 2014.
-
Esta questão cobra do candidato conhecimentos básicos sobre o uso do formato MARC 21.
O formato MARC 21 é usado para o intercâmbio de informações bibliográficas legíveis por computador, sendo um instrumento de grande valia para as iniciativas de catalogação cooperativa.
O AACR2 é um código de catalogação utilizado para padronizar a apresentação e descrição de informações bibliográficas.
O uso conjunto do MARC 21 e do AACR2 é frequente, porém, o formato de intercâmbio tem função diversa do código, sendo que a definição das formas de entrada não faz parte do seu escopo.
Gabarito do Professor: ERRADO.
-
O formato MARC 21 intercambia dados catalográficos, não tem a função precípua de descrever documentos, esta atribuição se dá a catalogação descritiva que usa o código de catalogação AACR 2 para subsidiar a maneira de descrição padronizada de maneira universal de cada obra individualmente.
Portanto, apesar de trabalharem de maneira conjunta, ambos instrumentos possuem funções técnicas diferentes.
-
Item errado. Quem utiliza as regras de catalogação para definir quais são as formas de entrada são os códigos de catalogação, ex: AACR2, ISBD e RDA. O MARC21 é apenas um padrão de metadados, não define nenhuma regra de catalogação.
-
regras distintas .