-
"Além do aspecto humano, relacionado à perda de vidas e às consequências pessoais do isolamento social, o desempenho das economias dos países avançados no segundo trimestre é eloquente quanto ao impacto da Covid-19. O produto interno bruto (PIB) americano do segundo trimestre caiu 9,1% (-31,9% anualizados) em relação ao trimestre anterior. Na Área do Euro (AE), a queda foi bem maior, de 12,1%, e no Japão, de 7,8%."
https://www.ipea.gov.br/cartadeconjuntura/index.php/category/economia-mundial/
-
O Indicador de Incerteza da Economia (IIE-Br), do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da Fundação Getulio Vargas (FGV), recuou 9,2 pontos em fevereiro, para 128,2 pontos. Esta é a primeira vez desde o início da pandemia de covid-19 que o nível do indicador fica abaixo do ponto de máximo anterior a esta crise, alcançado em setembro de 2015 (136,8 pontos).
https://valorinveste.globo.com/mercados/brasil-e-politica/noticia/2021/03/01/indicador-de-incerteza-da-economia-recua-92-pontos-em-fevereiro-diz-fgv.ghtml
-
"A incerteza mundial atingiu níveis sem precedentes no início do e permanece elevada. O – um indicador trimestral da incerteza mundial em torno da economia e das políticas, que abrange 143 países – mostra que, embora a incerteza tenha diminuído cerca de 60% em relação ao máximo observado no início da pandemia de Covid-19 no primeiro trimestre de 2020, ela continua cerca de 50% acima de sua média histórica no período de 1996 a 2010."
https://www.imf.org/pt/News/Articles/2021/01/19/blog-what-the-continued-global-uncertainty-means-for-you
-
A crise financeira provocada pela pandemia de covid-19 fez os consumidores serem mais cautelosos na hora da compra, já que o momento foi de ponderar a real necessidade dos gastos do dia a dia.
Em situações de crise, o consumidor utiliza mecanismos de defesa, como a busca por produtos e serviços substitutivos. Por exemplo, tudo aquilo que a pessoa pode fazer em casa, como limpar, lavar e realizar pequenos consertos, ela fará. Desta forma, durante a pandemia, a população esteve mais ocupada com tarefas pessoais e doméstica. Este comportamento evitou gastos extras, tão preocupantes em momentos de crise.
Resposta: Certo
-
certa
O Índice de Incerteza da Economia – Brasil (IIE-Br) é um indicador econômico criado pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), órgão vinculado à Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Ele é mensurado a partir de 2 fatores:
- Mídia (peso de 80% no índice): são as notícias publicadas nos meios impressos e digitais de 6 veículos de imprensa, onde se captura com que frequência o termo “incerteza” é citado;
- Expectativas (peso de 20% no índice): são coletadas por meio do desempenho do Ibovespa e das previsões para o câmbio, a taxa Selic e o IPCA apresentados pelas instituições financeiras na pesquisa Focus do Banco Central (BC).
Esses dados são coletados entre o dia 26 do mês anterior e o dia 25 do mês usado como referência.
fonte: https://maisretorno.com/portal/termos/i/iie-br-indice-de-incerteza-da-economia-brasil
-
Economia é tema clássico e recorrente em questões de prova. Deve ser estudada a partir de sua macroestrutura e principais indicadores como a renda, de Produto Interno Bruto, inflação e taxa de juros, confiança de investidores entre outros aspectos, assim como é muito importante o acompanhamento cotidiano das principais notícias sobre o tema no noticiário. Sobre o índice de incerteza global, julgamos a afirmativa.
Análise do item:
A pandemia de Covid-19 é o maior desafio sanitário da humanidade no século XXI, com impactos globais sobre a saúde pública, economia, relações internacionais e as sociedades em geral. Apesar da esperança de contenção da pandemia com a vacinação em massa, seus efeitos de longo prazo sobre todos os aspectos mencionados ainda são desconhecidos. Este momento da humanidade produziu um índice de incerteza que superou o da crise das hipotecas (subprime) norte-americanas em 2008.
GABARITO DO PROFESSOR: CERTO