SóProvas


ID
5110177
Banca
Quadrix
Órgão
CRECI - 14ª Região (MS)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Acerca do cenário político, econômico e social atual, tanto nacional quanto mundial, julgue o item.


Só em 2020, o Peru teve três presidentes. Depois de Vizcarra, o impopular líder do Congresso, Manuel Merino, foi convencido pelos próprios correligionários a ceder o cargo a Sagasti, então deputado.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito da questão Certo

  • Gabarito: Certo

    Segue à justificativa para tal gabarito.

    Na última semana, os peruanos tiveram dois presidentes da República e amanheceram na segunda-feira (16/11) com a cadeira presidencial vazia.

    Após um dia sem presidente, o congressista Francisco Sagasti, do Partido Morado, foi eleito por 97 votos a favor e 26 contrários. Antes da eleição de Sagasti, alguns parlamentares disseram que o impeachment de Martín Vizcarra, na semana passada tinha sido "um erro".

    A expectativa é que Sagasti, de 76 anos, seja empossado ainda nesta terça-feira (17). Ele é o quinto na linha sucessória que expôs as dificuldades peruanas.

    O país, que até o ano passado vinha sendo apontado como exemplo na área econômica, refratário às frequentes turbulências políticas, enfrenta agora uma combinação de várias crises - política, econômica e social.

    FONTE: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-54968428

  • Não foram 4???
  • Em novembro de 2020, o Congresso do Peru aprovou o impeachment do presidente Martín Vizcarra Cornejo. Segundo o site do Congresso Nacional Peruano, Vizcarra foi declarado com "permanente incapacidade moral" e, em consequência, foi declarada que a presidência do país estava vaga.

    Em seguida, a presidência foi assumida pelo então líder do Congresso, Manuel Merino, este, por sua vez, renunciou pouco dias depois, após fortes protestos e a morte de dois estudantes. As mortes e os vários feridos por balas de metal, como informou a imprensa local, levaram 13 dos 18 ministros de Merino a deixarem seus cargos, acelerando o cenário de instabilidade.

    Em novembro de 2020, após um dia sem presidente, o congressista Francisco Sagasti, do Partido Morado, foi eleito por 97 votos a favor e 26 contrários. Antes da eleição de Sagasti, alguns parlamentares disseram que o impeachment de Martín Vizcarra tinha sido "um erro".

    Sagasti foi o terceiro presidente do país em um intervalo de poucos dias.

    Resposta: Certo

  • A política interna de outros países deve ser acompanhada no noticiário sempre que ocorrer algum tipo de ação fora do comum que possua grande repercussão midiática.  Sob a política recente do nosso país vizinho, julgamos a afirmativa.

    A instabilidade tem sido marca registrada da política peruana nos últimos anos com mais de cinco processos de abertura de "impeachment" contra presidentes em cinco anos no país. Desta forma, em 2020, os fatos relatados estão corretos assim como a tendência segue ocorrendo com a abertura de um processo rejeitado pelo congresso, contra o atual presidente apenas quatro meses após sua posse.  



    GABARITO DO PROFESSOR: CERTO