SóProvas


ID
5110180
Banca
Quadrix
Órgão
CRECI - 14ª Região (MS)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Acerca do cenário político, econômico e social atual, tanto nacional quanto mundial, julgue o item.


Com a pandemia do novo coronavírus, o PIB dos EUA sofreu a maior redução da história em um trimestre. Segundo o Departamento de Comércio, houve queda de 32,9% entre abril e junho de 2020.

Alternativas
Comentários
  • Washington, 30 jul (EFE).- O Departamento de Comércio dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira que o Produto Interno Bruto (PIB) do país sofreu a maior queda da história em um trimestre, ao despencar 32,9% entre abril e junho deste ano. Nunca, desde que o índice começou a ser medido, houve uma queda tão brusca na economia americana, como efeito da pandemia da Covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus. O PIB, entre janeiro e março deste ano, no início da crise sanitária global, a queda registrada foi de 5%. Apesar do número impactante da retração da economia dos EUA no segundo trimestre deste ano, o número é menor do que o estimado por especialistas na área, que previram 35%...

    - Veja mais em https://economia.uol.com.br/noticias/efe/2020/07/30/eua-registra-retracao-recorde-no-pib-de-329-no-segundo-trimestre-do-ano.htm?cmpid=copiaecola...

  • Questão CERTA!

    Foi a maior contração desde a Grande Depressão, no início do século passado, conforme a pandemia atingiu fortemente os gastos das famílias e das empresas.

    O Produto Interno Bruto (PIB) em dólares correntes foi estimado em US$ 19,41 trilhões, uma queda de 34,3% (ou US$ 2,15 trilhões).

    Foi a maior contração desde a Grande Depressão, no início do século passado, conforme a pandemia atingiu fortemente os gastos das famílias e das empresas. A queda também representa mais do triplo do recuo de 10% registrado no segundo trimestre de 1958 - a maior queda já vista desde então. Uma pesquisa feita pela Reuters, no entanto, aponta que economistas esperavam uma contração ainda maior, de 34,1%.

    https://www.google.com/amp/s/g1.globo.com/google/amp/economia/noticia/2020/07/30/pib-dos-eua-recuou-329percent-no-segundo-trimestre.ghtml

  • "Com a pandemia do novo coronavírus, o PIB dos EUA sofreu a maior redução da história em um trimestre. Segundo o Departamento de Comércio, houve queda de 32,9% entre abril e junho de 2020."

    Não há nada no enunciado que exclua o período da grande depressão de 1930.

  • Gabarito: certo.

    Washington, 30 jul (EFE).- O Departamento de Comércio dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira que o Produto Interno Bruto (PIB) do país sofreu a maior queda da história em um trimestre, ao despencar 32,9% entre abril e junho deste ano. Nunca, desde que o índice começou a ser medido, houve uma queda tão brusca na economia americana, como efeito da pandemia da Covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus.

    Fonte: https://economia.uol.com.br/noticias/efe/2020/07/30/eua-registra-retracao-recorde-no-pib-de-329-no-segundo-trimestre-do-ano.htm?cmpid=copiaecola

  • Em um trimestre. Arthur.

  • Economia é tema clássico e recorrente em questões de prova. Deve ser estudada a partir de sua macroestrutura e principais indicadores como a renda, de Produto Interno Bruto, inflação e taxa de juros, confiança de investidores entre outros aspectos, assim como é muito importante o acompanhamento cotidiano das principais notícias sobre o tema no noticiário. Sobre o Produto Interno Bruto PIB norte-americano julgamos a afirmativa.

    Análise do item:
    A pandemia de Covid-19 é o maior desafio sanitário da humanidade no século XXI com impactos globais sobre a saúde pública, economia, relações internacionais e as sociedades em geral. Apesar da esperança de contenção da pandemia com a vacinação em massa, seus efeitos de longo prazo sobre todos os aspectos mencionados ainda são desconhecidos. A queda é um fenômeno global mas, especificamente a que ocorreu nos EUA, pode ser explicada por um somatório de fatores que vão desde a redução no consumo de serviços por conta das medidas de isolamento social, passando por uma queda dos investimentos privados, até o súbito e necessário aumento de gastos públicos com medidas como a vacinação em massa. 


    GABARITO DO PROFESSOR: CERTO