Gabarito: Certo.
As organizações socialmente responsáveis são aquelas que repensam suas posturas e condutas atuais e, dessa forma, se estruturam para colocar em prática atitudes que promovam o bem-estar dos envolvidos.
#Stakeholder (em português, parte interessada ou interveniente), é um dos termos utilizados em diversas áreas como gestão de projetos, comunicação social (Relações Públicas) administração e arquitetura de software referente às partes interessadas que devem estar de acordo com as práticas de governança corporativa executadas pela empresa.
GABARITO: Certo
Segundo o Livro Verde da Comissão Europeia (2001), a responsabilidade social é um conceito segundo o qual, as empresas decidem, numa base voluntária, contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo. Com base nesse pressuposto, a gestão das empresas não pode, e/ou não deve, ser norteada apenas para o cumprimento de interesses dos proprietários das mesmas, mas também pelos de outros detentores de interesses como, por exemplo, os trabalhadores, as comunidades locais, os clientes, os fornecedores, as autoridades públicas, os concorrentes e a sociedade em geral. Afirma Carlos Cabral-Cardoso (2002) que o conceito de responsabilidade social deve ser entendido a dois níveis.
O nível interno relaciona-se com os trabalhadores e, mais genericamente, a todas as partes interessadas afetadas pela empresa e que, por seu turno, podem influenciar no alcance de seus resultados.
O nível externo tem em conta as conseqüências das ações de uma organização sobre os seus componentes externos, nomeadamente, o ambiente, os seus parceiros de negócio e meio envolvente.
EXEMPLO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL:
Segurança das operações e investimentos de mais R$ 145 milhões em projetos e doações para a sociedade refletem a atuação socioambiental da companhia no último ano.
Fonte: https://petrobras.com.br/fatos-e-dados/publicamos-relatorio-de-sustentabilidade-2020-com-avancos-em-esg.htm?gclid=CjwKCAjw1uiEBhBzEiwAO9B_HSzsFDuiLO07FiG2nlCedOJOJBqQYbeVGgmp5ABcrEEAvc2QsBdz-hoC8_AQAvD_BwE
Exemplos de stakeholders em uma empresa:
- Acionistas da empresa.
- Clientes.
- Colaboradores.
- Comunidade.
- Concorrência.
- Equipe envolvida em um projeto.
- Fornecedores.
- Gestores.
"A persistência é o caminho do êxito".
Charles Chaplin
Para quem, assim como eu, não conhece/conhecia o termo "stakeholders", segue a definição:
"Stakeholder (em português, parte interessada ou interveniente), é um dos termos utilizados em diversas áreas como gestão de projetos, comunicação social (Relações Públicas) e referente às partes interessadas que devem estar de acordo com as práticas de governança corporativa executadas pela empresa.
Nas últimas décadas do , a palavra "stakeholder" tornou-se mais comumente usada para significar uma pessoa ou organização que tem interesse legítimo em um projeto ou entidade. Ao discutir o processo de tomada de decisão para instituições - incluindo grandes corporações de negócios, agências governamentais e organizações sem fins lucrativos - o conceito foi ampliado para incluir todos que têm interesse (ou "participação") naquilo que a entidade faz."
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Stakeholder