SóProvas


ID
5113306
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Delmiro Gouveia - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. O ruído aéreo se propaga pela estrutura das edificações, sendo gerado pelas vibrações de máquinas e equipamentos, ou por impactos que atingem a estrutura do prédio. O ruído aéreo possui uma elevada velocidade de propagação, sendo da ordem de 4.000 a 6.000 km/h.

II. O desempenho acústico das edificações depende, basicamente, de dois fenômenos acústicos, independentes e que devem ser estudados separadamente: a absorção sonora e a transmissão sonora.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • O ruído estrutural se propaga pela estrutura das edificações, sendo gerado pelas vibrações de máquinas e equipamentos, ou por impactos que atingem a estrutura do prédio. O ruído estrutural possui uma velocidade de propagação maior do que a do ar, sendo da ordem de: 4.000 a 6.000 m/s

    Isso porque quanto mais rígido o material maior a velocidade de propagação do som. Só lembrarmos que no ar a velocidade é bem menor (340m/s)

  • I- O ruído aéreo se propaga pelo ar, por exemplo: a voz. O ruído estrutural ou de impacto acontece quando o meio de propagação é solido, como o ruido que se propaga pela estrutura da edificação. Ex.: ruído de passos sobre uma laje.

  • GABARITO C

    Chamamos ruído aéreo, aquele que se transmite através do ar. Em geral, é devido a um insuficiente isolamento acústico entre dois locais (como um bar e uma casa), ou quando no emissor do ruído o som é muito maior do que deveria (como utilizar alto-falantes de discoteca num local que não está preparado para isso). Escutas em casa música ou a televisão do vizinho? Ouves as vozes do bar do piso de baixo? Escutas o ruído do tráfego na rua? Então o problema é o ruído aéreo.

    ruído de impacto é aquele que se transmite através da via estrutural. Quando um objeto embate contra outro, é produzida uma vibração. Se essa vibração se transmite à estrutura do edifício, é capaz de viajar através dela (muito mais rápido e longe que por via aérea). No receptor, essa vibração gera um ruído e para além disso é normal que o receptor se encontre muito longe da fonte de ruído (uma casa de máquina de elevadores mal ancorada à estrutura do edifício, pode produzir perturbações de ruído até 4 ou 5 andares abaixo). Para além disso, a única forma de resolver um problema de ruído de impacto é evitando que a vibração chegue à estrutura. Em geral, o mais habitual é sofrer dos dois tipos de ruído em simultâneo.

    Fonte: https://www.eurocontrol.es/pt-pt/faqs/qual-diferenca-entre-o-ruido-aereo-e-o-ruido-estrutural-ou-de-impacto/