SóProvas


ID
5113537
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Texto 12A1-I


Fascinado por instrumentos científicos, medições e observações, era igualmente movido por um senso de deslumbramento e encantamento. Claro que a natureza tinha de ser medida e analisada, mas ele acreditava também que grande parte de nossa resposta ao mundo natural deveria se basear nos sentidos e nas emoções. Humboldt escrevia que a natureza tinha de ser conhecida em primeira mão e vivenciada por meio dos sentimentos.

                                                       Andrea Wulf. A invenção da natureza: a vida e as descobertas  de Alexander Von Humboldt. São Paulo: Planeta, 2016, p. 27 (com adaptações). 

O texto 12A1-I comenta a personalidade de um cientista e a forma dele de pesquisar, conhecer e pensar o planeta Terra. As plantas, por exemplo, segundo Humboldt, devem ser estudadas de acordo com sua classificação e segundo a localização e o clima do local onde nascem. De forma análoga, isso pode aplicar-se ao estudo das cidades. Nessa perspectiva, cidade é uma forma com que determinada sociedade produz suas condições de existência, pois

Alternativas
Comentários
  • A cidade é uma forma com que determinada sociedade produz suas condições de existência, pois

    a sociedade produz o seu espaço geográfico segundo a sua população, a sua cultura e o seu relevo.

  • Questão um pouco complicada né? Dividiu a galera .Sim, questão de professor !

    Pra quem estuda pra PMs como eu, geralmente cai conceitos de LUGAR, PAISAGEM, TERRITÓRIO, REGIÃO

    etc.

    Essa questão aprofundou um pouco( Professor) .

  • Ao estudar uma cidade deve levar em consideração os aspectos físicos/naturais, assim como os aspectos da população, aspectos históricos...

    Por exemplo, o comportamento de determinada população pode variar de acordo com o clima/relevo... Uma pessoa no Ceará - BR irá se comportar de maneira diferente de uma pessoa que mora em Gramado-RS...

  • GAB. A

    Realmente, a migração da população proveniente do campo faz a cidade expandir-se (Alt. E). É verdade. Mas essa não é a perspectiva do enunciado ou do seu último período. Uma cidade é o resultado do que uma sociedade constrói conforme a sua população, a cultura e o relevo, pois a cidade é a maneira que a sociedade produz sua existência. Um belo exemplo é o do colega e futuro PRF Luis Felipe.

  • Em outra prova, o CESPE cobrou algo parecido com o gabarito. A banca tem o seguinte entendimento:

    "O espaço social é a materialização da existência humana. O espaço geográfico é resultado, produto e condição da ação humana. Não há divisão do espaço geográfico em físico e humano, pois o espaço geográfico é a totalidade. O espaço social está contido no espaço geográfico, criado originalmente pela natureza e transformado continuamente pelas relações sociais, que produzem diversos outros tipos de espaços materiais e imateriais, como, por exemplo, políticos, culturais, econômicos e ciberespaços"

    Fonte: https://cdn.cebraspe.org.br/concursos/SLU_DF_19/arquivos/16_449_SLUDF_016_00_COM_JUST.PDF

  • Não seja um café com leite nos concursos e estude redação. 10% dos aprovados na prova objetiva REPROVARAM na redação no último concurso da PF

    _______________________________________________________________

    Eai concurseiro!?

    Está só fazendo questões e esquecendo de treinar REDAÇÃO!?

    Não adianta passar na objetiva e reprovar na redação.

    Por isso, deixo aqui minha indicação do Projeto Desesperados, ele mudou meu jogo. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. https://go.hotmart.com/W44743476R

  • Questão meio controversa, porque acho que o foco da Geografia não é a sociedade criar seu próprio espaço geográfico, mas como o espaço influencia na sociedade, no seu modo de morar, se urbanizar e criar relações sociais e culturais.

  • Queria saber qual o erro da opção E.

  • A- a sociedade produz e modifica o espaço geográfico e físico fazendo com que seja nas condições humana daquela população, levando em conta o relevo e clima com a sua cultura e costumes

  • A questão acima tem como tema o estudo das cidades junto com as suas características e sua relação material com a existência e dinâmica das sociedades.
    A partir disso, vamos à análise das alternativas:

    Letra A - Correta, pois o espaço geográfico é resultado, produto e condição da ação humana. Portanto, podemos afirmar que as características do espaço social correspondem as características físicas do espaço geográfico. Sendo assim, a sociedade vive e produz o espaço a partir das particularidades do lugar onde vive, seja nos aspectos culturais, políticos, econômicos e físicos. Exemplo: uma população que vive em uma região mais montanhosa ocuparão o espaço de maneira distinta que a população que mora em uma área mais plana.
    Letra B - Incorreta , pois o relevo não é a única condição que determina a forma, as relações sociais e o modo de vida da população de uma cidade. Outros fatores devem ser considerados como os aspectos econômicos, a questão climática, as particularidades culturais, a questão política, entre outros fatores.
    Letra C - Incorreta, pois a vida na cidade é resultante de fatores como os aspectos políticos, culturais e econômicos da sociedade aliados à fatores naturais do espaço social da cidade. Portanto, a questão está incorreta, pois ela desconsidera todo o histórico político e econômico que o espaço urbano passou ao longo do tempo.
    Letra D - Incorreta, pois o relevo é modelado por fatores internos desencadeados pela movimentação das placas tectônicas e por atividades vulcânicas. Além disso, outro fator de formação do relevo são as erosões pluviais (por meio das águas da chuva) e fluviais (provocadas pelas águas dos rios e mares). Além disso, a densidade populacional é resultado e não um fator que leva ao crescimento da cidade e a sua respectiva cultura. 
    Letra E - Incorreta, pois a expansão das cidades geralmente está vinculada ao aumento da industrialização em seu interior, o que atrai infraestrutura e consequentemente provoca a migração das pessoas oriundas do campo em direção aos espaços urbanos. Portanto, a migração da população vinda do meio rural é uma consequência e não um fator preponderante para o crescimento das cidades.
    Gabarito do Professor: Letra A.