Geografia Populacional é determinada como uma área de estudo que envolve a dinâmica populacional que se produz e reproduz dentro de um espaço, existindo fatores como a disponibilidade de recursos naturais, diferenças culturais, sociais, políticas e econômicas que atuam na dinâmica demográfica.
Por exemplo: o número de pessoas empregadas (população economicamente ativa), o deslocamento de pessoas para um novo espaço (migrações), a relação entre os nascimentos e óbitos em uma determinada região (crescimento populacional), a relação entre a quantidade de habitantes em uma área e a forma como se distribuem nesse espaço (distribuição populacional), entre outros.
Todos os temas destacados se agregam no estudo da geografia populacional.
Existe uma biblioteca digital que tem como tema a Geografia Populacional e, as publicações do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) fornecem uma boa quantidade de dados acerca do assunto.
Uma das opções destaca a importância dos estudos de geografia populacional.
A) INCORRETA - Esta é a segunda etapa do estudo da Geografia populacional. A questão fundamental é a formação do grupo humano.
B) CORRETA- A Geografia populacional é a área da Geografia que nos permite entender e analisar a dinâmica da formação dos grupamentos humanos.
C) INCORRETA- Homogeneidade social é algo que não existe entre as comunidades. tampouco dentro de cada uma delas.
D) INCORRETA- As relações sociais fazem parte intrínseca da dinâmica de funcionamento das comunidades humanas.
E) INCORRETA- A identidade nacional faz parte da dinâmica das sociedades mas não há exatamente “ regras corretas" de forma abstrata mas, aquelas que são consideradas corretas dentro daquela comunidade.
Gabarito do Professor: Letra B.