SóProvas


ID
5113597
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O desemprego estrutural, chamado também de tecnológico, ocorre no contexto em que a mão de-obra humana passa a ser substituída por novas e sofisticadas tecnologias. Por essa razão, é um fator de desemprego que muitas vezes torna-se irreversível, uma vez que máquinas substituem o trabalho humano e dificilmente o emprego para a função substituída voltará a existir.

                                                                         Internet:<brasilescola.uol.com.br> (com adaptações).

O desemprego estrutural tem como consequência o aumento

Alternativas
Comentários
  • GAB E

    O desemprego estrutural tem como consequência o aumento do trabalho informal nas cidades.

    Perceba que o desemprego estrutural ocorre com a substituição homem por máquina, dada a situação temos mais desemprego, logo teremos aumento de trabalhadores em situação de informalidade (sem vínculo com carteira assinada, ou seja não gera contribuição previdenciária $ para o estado e por aí vai...

  • Letra E

    Jogo do bicho, camelôs...

  • gabarito letra E

    complementando

    Diferenças entre desemprego estrutural e conjuntural

    estrutural: modernização de técnicas de trabalho. Só aumenta.

    Conjuntural: de acordo com alguma situação/conjuntura. Emprego retorna qdo situação muda.

    bons estudos

    em breve conteúdo no insta @mike_estudante

  • O trabalho informal integra o setor terciário da economia, compreendendo os serviços... É o maior setor do Brasil, concentrando a maior parte do PIB e boa parte da população brasileira...

    Nem sempre um país com setor terciário desenvolvido será estratégia interessante, visto que abrange o desemprego informal, com tarefas pouco especializadas...

  • GAB E

    RESUMO

    -Trabalho informal: o empregado não possui vínculos com a empresa

    • Está no Setor Terciário da Economia (prestadores de serviço)- As atividades são variadas, como o vendedor ambulante, o lavador de carro, além do consertador de objetos. 

    -Conjuntural: Crise eConômica. 

    -EsTruTural: novas Tecnologias. 

    -----------

    COMPLEMENTO SOBRE DESEMPREGO PARA QUEM ESTUDA O TOYOTISMO

    • O sistema toyotista diminuiu a oferta de empregos, porque ao longo do processo produtivo, um mesmo trabalhador realiza diversas funções. 
    • Isso serviu para ampliar o desemprego no setor secundário da economia (que é o setor das indústrias) e transferir a mão de obra para o setor terciário (o setor de serviços). 

  • estrutura = tecnologia modificando o mercado de trabalho, algo que somente irá se intensificar.

    conjuntural = oque ocorre com a pandemia, por exemplo. surge uma devastação no mercado de trabalho, porém é algo que pode desaparecer.

  • Gabarito letra E:

    Complementando: trabalho informal nao se restringe, apenas, aos ambulantes ou camelos, ele é, principalmentem, concentrnado nas residencias com trabalhos domésticos- que vão de diaristas até encanadores, eletricistas e tudo mais.

    CHAMBRA

  • Gab E

    Só lembrar do povo vendendo metrô. A consequencia da tecnologia é a falta de emprego para a "classe trabalhadora" !!!

    PMAL 2021

    Deus seja louvado!

  • GAB: E

    *O desemprego conjuntural é aquele causado unicamente por questões de crises econômicas.

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    *desemprego estrutural: desemprego motivado por um desencontro entre as habilidades que os trabalhadores podem ofertar e as habilidades que os empresários demandam de trabalhadores. Este tipo de desemprego pode ser causado por inovações tecnológicas que tornam trabalhadores obsoletos.

    O desemprego estrutural é aquele gerado pela introdução de novas tecnologias ou de sistemas e processos voltados para a redução de custos. Estes novos elementos afetam os setores da economia de um país (indústria, comércio e serviços), causando demissão, geralmente, em grande quantidade.

    EX:

    - Implantação de robôs no processo de produção industrial;

    - Instalação de caixas eletrônicos em agências bancárias;

    - Informatização em empresas e órgãos públicos, visando diminuir os processos burocráticos;

    - Uso da Internet para serviços bancários, compras online e outros serviços;

    - Adoção de processos administrativos eficientes nas empresas, visando otimizar o trabalho e reduzir a mão-de-obra;

    - Introdução de novas tecnologias, que visam a substituição de mão-de-obra humana por computadores e máquinas automatizadas

    =============================================================================================

    Enquanto o desemprego estrutural é causado pela adoção de novas tecnologias e processos, o conjuntural é gerado por crises econômicas internas ou externas. Crises econômicas, geralmente, diminuem o consumo, as exportações, a produção e, por consequência de tudo isso, aumenta o desemprego.

  • GABARITO E

    O CARA FICA DESEMPREGADO , AI VAI VENDER ALGUMA COISA

  • Trabalho informal = Camelô

  • Novas tecnologias se relacionam com os estudos geográficos ao produzirem alterações nas formas como os seres humanos se relacionam com o espaço modificando a localização dos elementos que compõem a análise da disciplina como a força de trabalho, os recursos naturais, transportes, produção e etc. Sobre as consequências do desemprego estrutural buscamos a alternativa correta.

    A) Pelo contrário a tendência é a de precarização dos postos de trabalho já que a maior parte das vagas ficam em atividades em que a automação é financeiramente inviável o que aumenta a rotatividade dos trabalhadores. 
    B) A mecanização das atividades agrícolas é um dos casos mais antigos e estudados de desemprego estrutural. 
    C) Em geral o desemprego estrutural causado pela automação está relacionado ao corte dos custos de produção. 
    D) É um dos setores da economia que mais utiliza a automação e portanto elimina postos de trabalho. 
    E) A informalidade, incorretamente confundida com empreendedorismo, torna-se cada vez mais comum em áreas urbanas devido ao fato de que nestes espaços é possível exercer atividades de serviços diversos com base na concentração de pessoas e no fato de que os trabalhadores informais em geral possuem baixa qualificação e não são absorvidos nas vagas formais.  
    GABARITO DO PROFESSOR: E