SóProvas


ID
5114539
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O Brasil foi o maior destinatário do tráfico de africanos escravizados para as Américas. A respeito das características do comércio negreiro para o Brasil, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta : A

    Pra quem marcou a letra B como eu kkkkkkkkkkkk

    Os locais no Brasil que mais receberam escravos foram Rio de Janeiro, Recife e Salvador.

  • Essas questões de História são muito amplas!

    Como assim não davam preferência às mulheres? ou os homens escravos também cuidavam da casa-grande e se reproduziam entre eles?

  • Gabarito A -

    Basta conhecer um pouco da história e compreender a preferência dos homens adultos, era porque nas condições em que eram transportados nos navios negreiros favoreciam o homem, por ser mais forte fisicamente.

  • Nesse tipo de questão o correto é ser flexível e achar o que é para eles "a mais correta". Na alternativa correta diz que era preferível homens adultos até porque eram mais resistentes para o trabalho duro da época, porém não descarta que também vinham mulheres e crianças, que de fato ocorria muito também se colocarmos "na ponta do lápis" a quantidade de escravos que chegaram durante a época da escravidão nos portos do Brasil.

    Descartando as outras por terem erros gritantes, a única alternativa mais coerente é a letra A!

  • A.

    A obra de Johann Moritz Rugendes: "Negres a fond de calle", ou seja, Navio negreiro, retrata bem a alternativa correta do enunciado. Na obra o autor detalha bem; há mais homens do que mulheres, na verdade não só isso, mas também a travessia difícil, as doenças dentro do navio etc.

  • @washigton Luiz, por questão de ordem dos locais que mais recebiam escravos: 1.RJ; 2.BA; 3. JAMAICA; 4-PE
  • A questão proposta é bastante simples, principalmente para aqueles que são graduados em História. O tema da escravização de africanos trazidos para o Brasil é clássico nos currículos de História da Escola Básica e dos cursos de graduação em História. 
    O tema é abordado em vários ângulos e através de diferentes perspectivas de análise. Foi e é estudado por historiadores vinculados aos movimentos de Negritude ou não. E, além de estudar a escravização, a proposta é de pesquisar e conhecer as culturas africanas que chegaram ao país através dos escravizados, até mesmo para lutar contra pré conceitos de que seriam culturas “ inferiores". 
    Há vasta bibliografia a respeito, produção de intelectuais brasileiros e estrangeiros. Jacob Gorender é um dos historiadores cujas obras são importantes para tal estudo. Há também bom material de estudo para a Escola básica.

    A questão proposta é clássica e apresenta o tema de forma tradicional, privilegiando a escravização e o comércio de africanos. A pergunta proposta, simples e direta, é sobre a forma de organização do tráfico negreiro. Uma das alternativas apresenta uma ideia correta.
    A) CORRETA- Na medida em que a escravização tinha por objetivo primordial o fornecimento de mão de obra abundante para o trabalho agrícola, homens jovens pareciam mais adequados. 
    B) INCORRETA- O porto por onde entrou a maior quantidade de africanos para o trabalho escravo foi o de Salvador. E depois Rio de Janeiro. 
    C) INCORRETA- O tráfico negreiro absorveu portugueses , brasileiros e outros europeus como os ingleses. 
    D) INCORRETA- A travessia levava meses, as pessoas eram trazidas submetidas à péssimas condições de abrigo, alimentação e higiene. As taxas de mortalidade durante a viagem e logo após a chegada eram altas. Na região do Valongo, no Rio de Janeiro, existia o local onde eram despejados os corpos dos pretos novos – aqueles que faleciam quando da chegada ou pouco depois . 
    E) INCORRETA- Os traficantes europeus e brasileiros comerciavam com traficantes africanos, que raptavam ou compravam prisioneiros de guerra de povos que viviam  mais ao interior do território africano e, os levavam ao porto . Há poucas notícias acerca da entrada de brancos além do litoral, nos séculos XVI, XVII e XVIII. 

    Gabarito do Professor: Letra A.
  • Quem Capturava os escravos ?

    Ninguém(Não tinha uma pessoa definida)

    Na Verdade,os escravos não eram "Capturados" eles eram comprados,ou seja:Todos aqueles que não pagam suas dividas eram "pegos" para ser escravos, propriedade do credor, (A Divida será paga sendo um escravo) Basicamente isso.

    Por favor corrija-me se estiver equivocado.

  • Não tinha captura, mas sim o escambo troca de cachaça e fumo por africanos escravizados por tribos rivais

  • Alguém sabe explicar porque a "C" está errada?