gabarito letra C
Com a interiorização do Brasil a partir do fim do século XVI, bandeirantes, a procura de metais preciosos e indígenas encontraram grandes reservas de ouro na região das Minas Gerias, consolidando um novo fluxo de ocupação populacional. Surge então no Brasil com a descoberta de metais preciosos, uma nova organização social e política, a sociedade do ouro, mais vinculada em espaços urbanos do que a antiga sociedade do açúcar que ainda se efetivam na região Nordeste.
A partir da mineração, Portugal passou a aumentar seu controle sobre a colônia, resultado da rentável e lucrativa exploração mineralógica que a região das Minas Gerais começou a oferecer.
A mineração criou adensamentos demográficos no Brasil, bem como o surgimento de outros centros econômicos que se vincularam com a difusão da produção econômica para além da tradicional exploração agrícola que ocorria no Nordeste.
Com a criação de centros urbanos em Minas Gerais, tensões sociais passaram a surgir, sobretudo entre separatistas e governistas. Um dos episódios de grande importância histórica foi a Inconfidência Mineira (1789), um dos movimentos de emancipação que ocorreram na história brasileira.
bons estudos
em breve conteúdo no insta: @mike_estudante
Assim como em outras questões da prova da CESPE / CEBRASPE, não há a demanda de síntese ou de análise. Ela é bastante direta e demanda conhecimentos básicos acerca do período de dominação portuguesa no Brasil, ou período colonial. Especificamente acerca da região das Minas Gerais, onde foram explorados ouro e pedras preciosas
A questão não apresenta dificuldades, que são os candidatos à posição de professor de História de escola básica ou seja, graduados em História E, a entrada da questão orienta o raciocínio, mesmo que de forma breve. O destaque é a formação da sociedade das minas e de que forma ela se difere das sociedades de outras regiões coloniais, como a da região açucareira, por exemplo.
Os estudos sobre este período histórico são variados e de fácil cesso. Há, incluso, publicações como a de Boris Fausto e, a de Lilia Schwarcz e H. Starling – Brasil: uma biografia - que apresentam uma síntese de qualidade acerca da História do Brasil desde a época colonial até o passado recente.
Umas das afirmativas sobre a sociedade mineradora é correta.
A) INCORRETA- A interiorização no território, não só com a exploração aurífera como também com a expansão da pecuária as linhas divisórias acordadas quando da assinatura do Tratado de Tordesilhas são desobedecidas pelo dominador português.
B) INCORRETA – Os nativos foram de alguma forma integrados por ação de padres católicos mas, suas culturas e hábitos eram considerados selvagens e sua integração dependia de serem “ civilizados" e de adotarem crenças e hábitos dos europeus.
C) CORRETA- Em função da necessidade crescente de mão de obra na área mineradora há o aumento significativo da entrada de africanos escravizados.
D) INCORRETA- Ao contrário do que está dito na afirmativa , a região mineradora abriu e estimulou o comércio interno, na medida em que consumia produtos de outras regiões. A área mineradora não tinha uma produção agrícola e pecuária suficiente para seu abastecimento.
E) INCORRETA- Com a exploração de ouro e pedras preciosas em Minas Gerais há a entrada de população para o interior.
Gabarito do Professor: Letra C.
GAB C
"... O trabalho escravo utilizado nas minas de ouro foi a forma de trabalho mais penosa e pesada exercida pelos negros africanos escravizados no Brasil, entre os séculos XVII e XVIII" ( pior mesmo que o cultivo da cana )
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Entendimento Cespe :
QUESTÃO ) A descoberta do ouro nos sertões mineiros foi recebida pela Coroa portuguesa com grande apreensão. Não havia um projeto de colonização definido a priori. A tarefa de controlar a multidão de aventureiros que se dirigiria àqueles sertões parecia algo grande demais para os poucos recursos lusos. Por fim, existia a possibilidade da descoberta daquela riqueza despertar a cobiça das demais nações europeias. Gab c