SóProvas


ID
5114596
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Esta Capitania [São Paulo], no século XVIII, era marcada pela convivência entre homens e mulheres brancos, pobres e ricos, indígenas escravizados e administrados, africanos e afrodescendentes cativos, e também por bastardos, filhos resultantes da miscigenação.

Bruna Portela. Gentio da Terra ou da Guiné? A trajetória da família de Aleixo dos Reis Pinto em busca de liberdade. Comarca de Paranaguá, século XVIII. In: Hilton Costa, Jonas W. Pegoraro e Milton Stanczyk Filho. O Paraná pelo Caminho: histórias, trajetórias e perspectivas. v. 2. Curitiba: Máquina de Escrever, 2017 (com adaptações). 

A respeito da escravização de pessoas e da economia na parte sul da Capitania de São Paulo entre os séculos XVIII e XIX, assinale a opção correta. 

Alternativas
Comentários
  • No estado do Paraná somente nas últimas décadas do século XVII, é que foram trazidos um maior número de africanos para trabalharem na mineração do ouro. Com a decadência dessa atividade eles foram transferidos, no século seguinte, principalmente para a agricultura e pecuária. Os pecuaristas possuíam inúmeros escravos que foram a base da mão-de-obra dos Campos Gerais. Basicamente, o Paraná da metade do século XIX possuía três regiões escravistas: o Litoral, o Primeiro Planalto (ou Planalto Curitibano) e o Segundo Planalto (os Campos Gerais). O Litoral caracterizava-se pela atividade portuária e pelas culturas de subsistência (arroz, feijão, mandioca, entre outros), sendo a mão-de-obra escrava predominante. O Planalto Curitibano, pelas atividades de cultura e beneficiamento da erva-mate, pelas tarefas de invernagem e pelas culturas de subsistência. Nos Campos Gerais, as ocupações assemelhavam-se com o Primeiro Planalto, embora com forte predominância do criatório e invernagem de gado para a venda em Sorocaba e posterior distribuição.

  • PEDRAS PRECIOSAS FOI EM PARANAGUÁ

  • A questão proposta versa especificamente sobre história do estado do Paraná, em uma prova para ocupar o cargo de professor no Paraná. Por conseguinte, a resposta depende de estudo específico, em uma bibliografia que , certamente, é fornecida quando da inscrição do candidato.  Há, no entanto, trabalhos acadêmicos disponíveis em formato digital que fornecem dados sobre a questão em pauta. 

    Entre as alternativas apresentadas uma informa corretamente acerca da utilização de escravos e da economia da parte sul da capitania de São Paulo, hoje , parte do estado do Paraná. 
    A) INCORRETA- A mentalidade das comunidades nas regiões coloniais, no século XVIII, ainda era predominantemente escravocrata. Por conseguinte, infelizmente não constituía vergonha alguém ser dono de outro ser humano 
    B) INCORRETA –Durante o fim do século XVIII e durante quase todo o século XIX, o vale do Tibagi foi uma região economicamente importante, como área de passagem das tropas de muares vindas do extremo sul em direção às Minas Gerais e, depois, aos cafezais de São Paulo. Não há, na região, transição significativa de mão de obra indígena para a africana. A produção de diamantes não foi grande a esse ponto. 
    C) CORRETA- A capitania de São Paulo , durante o período de dominação portuguesa, não era a região de maior desenvolvimento . Ou seja, não era aquela que dava maior lucro à coroa. A produção para a região era, essencialmente, para o mercado interno. Principalmente alimentos. Ora, com o crescimento da importância da região sudeste por conta da produção aurífera, a demanda de produtos aumenta, trazendo a necessidade de maior produção para mercado interno , o que significa maior necessidade da mão de obra escrava.
    D) INCORRETA- Na região do atual estado do Paraná a produção era para abastecimento interno. Primeiramente das áreas mineradoras e depois das regiões produtoras de café no interior do estado de São Paulo. 
    E) INCORRETA- Até por volta de 1560, a baía de Paranaguá era habitada por Carijós, de língua Guarani. A rotina indígena no Paraná começou a mudar com a chegada dos colonizadores europeus, fundamentalmente portugueses, em busca de ouro e diamantes. 

    Gabarito do Professor: Letra C.
  • PM-PR E PC-PR

  • Gab.: C