SóProvas


ID
5116489
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Assim como em outros territórios e estados brasileiros, a história do Paraná registra vários ciclos econômicos. Com relação aos ciclos econômicos e ao desenvolvimento do estado do Paraná, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra A

    a - correta: A atividade ervateira chegou a representar 85% da economia paranaense da época. Foi um grande fator para a emancipação do Paraná em 1853.

    b - incorreta: a exploração cafeeira teve grande importância no século XX, no século XIX o carro chefe era o ciclo ervateiro.

    c - incorreta: a erva-mate tinha sim consumo interno, porém se constituiu em um produto destinado essencialmente a exportação, tendo como destino os mercados da Argentina e do Uruguai.

    d - incorreta: sinceramente não sei exatamente por que essa questão está errada, até 1930 a industrialização do Paraná baseava-se praticamente na produção da erva-mate e comercialização da madeira, em 1960 começou-se o investimento em infraestrutura e incentivos fiscais, mas só em 1970 consolida-se com a vinda da Volvo para Curitiba. Foi então que nas décadas seguintes o Paraná investiu no parque industrial no bairro Cidade Industrial de Curitiba (CIC), tendo uma segunda leva de empresas multinacionais vindo para o Estado em 1990,

    e - incorreta: O Ouro teve grande importância no Paraná no século XVII, em Paranaguá, Guaraqueçaba, Antonina e Morretes, mais precisamente em 1640, não no século XX.

    Avante PapaMike!

  • Amigo, no meu ponto de vista, a D está incorreta devido ao processo de industrialização ter sido consolidado no final do século XX e não no inicio.

  • RESPOSTA A

    B)Errado, século XX

    C)Durante o ciclo da erva-mate, o produto se destinava ao mercado interno e não era exportado.

    Errado,

    -1772 foi o início do comercio de erva mate no Paraná, ANTES ERA PROIBIDA 

    • Concorria com a erva mate do Paraguai, com o isolamento desse país, o Paraná virou o maior produtor de erva mate do mundo. 
    • O mate tornou-se o mais importante produto da EXPORTAÇÃO paranaense a partir da década de 1820, se mantendo durando quase todo o século XIX. 

    D)Errado, o processo de industrialização no Brasil começou em meado de 1930, logo, não era uma industrialização consolidada no Paraná no início do século XX

    ----

    E)Errado, em 1640 Gabriel de Lara fundou a vila de Paranaguá e, de acordo com os registros feitos em São Paulo, de 27 de novembro de 1649, foi o primeiro a registrar a existência de ouro na cidade. fonte: A Mineração - Disciplina - História (seed.pr.gov.br)

  • RUMO PMPR

  • Acredito que a alternativa D está incorreta porque a industrialização começou no século XIX com o ciclo da erva mate, porém só veio realmente ser consolidada já no final do século XX, com a vinda de montadoras para Curitiba.

    "O processo de industrialização do Paraná até a década de 1930 estava baseado na produção de erva-mate e madeira, que eram direcionadas ao mercado exterior e ao sudeste do Brasil. A partir da década de 1960, o Estado passou a investir em infraestrutura e incentivos fiscais para atrair as indústrias de grande porte em outros segmentos, que geravam produtos de maior valor agregado e amplo uso de tecnologia. Até então, o Paraná ainda apresentava uma indústria rudimentar e com ênfase a produtos alimentares. Foi nessa época, que as grandes montadoras passaram a ver o Paraná com outros olhos e apostar que aqui era um bom lugar para expandir os negócios."

    #AvantePMPR

  • Você mata a questão lembrando da emancipação do Paraná em 1853 (século XlX) por conta da alta da erva-mate(sua principal atividade econômica na época), na qual a província de Paraná era a principal produtora e exportadora, e por conta disso se emancipou da província de São Paulo.

    Corrigem-me caso eu esteja errado.

    AVANTE PM/PR