SóProvas


ID
5118256
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A teoria do educador norte-americano John Dewey (1859–1952) sobre educação e aprendizado é pautada principalmente na

Alternativas
Comentários
  • ESTE FILÓSOFO ,DEFENDIA A DEMOCRACIA E A LIBERDADE DE PENSAMENTO COMO INSTRUMENTO PARA A MATURAÇÃO EMOCIONAL E INTELECTUAL DAS CRIANÇAS . NA ESCOLA, OS CONTEÚDOS DEVEM SER APRESENTADOS EM FORMA DE QUESTÕES , MAS SEM DAR RESPOSTAS OU SOLUÇÕES PRONTAS. DEVE-SE TAMBÉM FAVORECER A COOPERAÇÃO E O COMPARTILHAMENTO DE EXPERIÊNCIAS.

  • A experiência. CORRETA

  • John Dewey (1859–1952), um grande educador norte-americano defendia que a escola deveria ser semelhante há um laboratório, onde os alunos pudessem "aprender fazendo", um grande espaço de troca de EXPERIÊNCIAS e aprendizados. Outra palavra que caracteriza o trabalho de Dewey, é "DEMOCRACIA e LIBERDADE", visto que, o professor foi um dos principais intelectuais influenciadores do Movimento Escolanovista.

  • Dewey

    Democracia e liberdade

    Experiencia

  • John Dewey

    A educação deveria formar um novo homem sintonizado com um mundo em constantes transformações.

    Somente uma nova escola, que valorizasse a EXPERIENCIA, criasse as condições para o desenvolvimento de um ser autônomo e fosse um ambiente de vivencia democrática, poderia educar indivíduos capazes de influir positivamente na sociedade, tornando-a mais cooperativa e participativa.

    A escola, vista como um laboratório, contribuiria para as reformas sociais, para a renovação dos costumes, dentro dos limites da sociedade capitalista.

    Mas, sendo um liberal, tais mudanças, defendidas , pelo criador da Nova escola, não deveriam eliminar os privilégios da sociedade burguesa, uma vez que foram conquistados democraticamente.

  • Principal teórico que influenciou Anízio Teixeira (Escola Nova).