SóProvas


ID
5118376
Banca
Asconprev
Órgão
Prefeitura de Moreilândia - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Paciente internado no hospital com queixa de taquicardia e dificuldades para respirar, após aferição dos sinais vitais, verificou-se que o mesmo está com oximetria de pulso menor do que 92% e o enfermeiro solicitou ao técnico de enfermagem que instalasse cateter nasal de oxigênio tipo óculos 2l/minuto, conforme a prescrição médica. Sobre os cuidados com este tipo de oxigenioterapia, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • a. Deve-se medir o cateter da ponta do nariz ao lóbulo da orelha e, após, até o apêndice xifoide e introduzir o cateter em uma das narinas até a medida estimada. (não é necessário realização desta medição, orientação realiaza na passagem de SNG).

    b. O cateter deve ser introduzido 15 cm em uma das narinas do paciente. (Falso)

    c. O oxigênio não deve ser umidificado.

    d. O oxigênio deve ser umidificado com solução salina. (sempre que se fizer necessário umidificar fazer com abd)

    e. O oxigênio deve ser umidificado com água destilada. (CORRETA)

    # Alternativa E correta porém, como a questão não cita referência fica aberta a recurso vez que ele fala na utilização de cânula nasal a 2L/min que o que caracterização oxigenoterapia de baixo fluxo não sendo necessário umidificação.

    # Oxigenoterapia c umidificação seria recomendada a paciente com oferta de fluxo de O2 maior que 4L/min, situação de permanencia com oxigenoterapia por mais de 24h ou caso o pct se queixe de desconforto por ressecamento.

  • pesquisas recentes afirmam que até 4L/min não é necessário umidificação.