SóProvas


ID
5118670
Banca
IBADE
Órgão
SEE-AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

[..]O mosquito é engolido pelo sapo
O sapo a cobra lhe devora[...]

Disponível em: https://www.letras.mus.br/baiano-os-novoscaetanos/1272054/.Acesso em: 04 de dez. 2018.


No fragmento da música “Urubu tá com raiva do boi”, de Baiano e Os Novos Caetanos, temos parte de uma cadeia alimentar formada pelo sapo, cobra e mosquito. Considerando que o mosquito tenha o mesmo nicho ecológico do  macho do Aedes aegypti, o(a):

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    Magnificação trófica é um fenômeno que ocorre quando há acúmulo progressivamente maior de uma substância tóxica de um nível trófico para outro ao longo da cadeia alimentar por causa da redução da biomassa. Desse modo os consumidores apresentam maior concentração dos produtos tóxicos que os produtores.

  • Achei a questão mal formulada. A magnificação trófica ocorre por toda cadeia, o que leva ao maior acúmulo da substância no animal de maior nível trófico. Isso quando se trata de substância que não é metabolizada e se acumula no organismo, no entanto não a menor referência a isso no enunciado da questão.

  • acho que o gabarito é C porque os insetos machos são herbívoros.

  • Roberto, em momento algum a questão fala de substâncias tóxicas, o que leva a pensar que não se trata de uma relação de biomagnificação trófica.

  • Marquei a letra C, mas pensei melhor e agora concordo com o gabarito.

    (A) magnificação trófica ocorre no nível trófico ocupado pela cobra (e também nos ocupados pelo sapo e pelo mosquito.)

    A resposta A está incompleta, mas não dá pra dizer que é errado. É apenas uma meia verdade.

    Resposta correta.

    (C) maior acúmulo de energia ocorre no nível trófico ocupado pelo mosquito. (porém, não é o caso se o número de mosquitos for menos expressivo do que o de sapos e cobras.)

    Para que a C esteja correta, devemos assumir informações que não estão no enunciado, de que há muito mais mosquitos do que sapos ou cobras. Isso é o senso comum, porém, faltam informações no enunciado para afirmar com certeza.

    Resposta errada.