SóProvas


ID
5120206
Banca
IBADE
Órgão
SEE-AC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em 1961, o atendimento educacional às pessoas com deficiência passou a ser fundamentado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN, que orientava a educação aos “excepcionais” preferencialmente dentro do sistema geral de ensino. Entretanto, durante a ditadura militar, dispositivos legais e políticos foram criados para atualizar o referido documento e direcionar as práticas de educação desses sujeitos para um modelo de “tratamento especial”, reforçando o encaminhamento dos estudantes para as classes e escolas especiais e fortalecendo ações configuradas por campanhas assistenciais e iniciativas isoladas do Estado.

Assinale o processo que demarcou as ações educacionais para pessoas com deficiência nos marcos do regime militar e que foi reafirmado ainda após a promulgação da carta magna, antes da implementação da educação inclusiva.

Alternativas
Comentários
  • Em 1994, é publicada a Política Nacional de Educação Especial, orientando o processo de “integração instrucional” que condiciona o acesso às classes comuns do ensino regular àqueles que “(...) possuem condições de acompanhar e desenvolver as atividades curriculares programadas do ensino comum, no mesmo ritmo que os estudantes ditos normais” (p.19). Ao reafirmar os pressupostos construídos a partir de padrões homogêneos de participação e aprendizagem, a Política de 1994 não provoca uma reformulação das práticas educacionais de maneira que sejam valorizados os diferentes potenciais de aprendizagem no ensino comum, mas mantém a responsabilidade da educação desses estudantes exclusivamente no âmbito da educação especial. (Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, p. 3)