Gab. B
A precisão nada mais é do que a habilidade de um instrumento de fornecer resultados muito semelhantes quando são realizadas repetidas medições nas mesmas condições. Ou seja, garantir que se tenha pouca dispersão nos resultados obtidos pelo instrumento.
Em um exemplo prático: ao colocar um objeto que pesa 3kg sob uma balança três vezes, obtém-se as leituras de 3,5kg, 3,5kg e 3,5kg. Como se pode ver, apesar de os valores obtidos não representarem a realidade, os resultados mantiveram-se precisos nas três medições, sem diferenças significativas.
Já a exatidão se refere à capacidade do instrumento de medição de fornecer resultados corretos, ou seja, o mais próximos possível do valor de referência. Isso significa que ao fazer uma série de medições, mesmo que ocorra um pequeno desvio, o resultado médio será semelhante ao valor verdadeiro.
Na prática, podemos usar como exemplo o mesmo objeto que pesa 3kg (3.000g). Ao colocá-lo sob a balança três vezes, temos três leituras: 3.010g, 3.000g e 3.015g. Considerando que essas variações estão dentro do desvio padrão esperado, podemos dizer que essa balança é exata. Isso pois mostra valores aproximados do real em todas as medições, embora não seja precisa.